Gestão Estratégica

« Voltar

Objetivos

1. Compreender os conceitos e dimensões da estratégia empresarial;

2. Elaborar análises e diagnósticos estratégicos;

3. Identificar as diferentes abordagens estratégicas;

4. Identificar as opções estratégicas mais adequadas em diferentes cenários de atuação;

5. Delinear o processo de implementação e monitorização de uma estratégia.

Programa

1. Conceitos Fundamentais

2. Análise da Industria

3. Análise da Empresa

4. Escolha Estratégica

5. Adaptação da Estratégia

6. Desenvolvimento da Estratégia

7. Estratégia de Integração e Diversificação

8. Estratégia de Internacionalização

Métodos de ensino

Em cada aula, metade do tempo é alocado à apresentação e discussão dos conceitos fundamentais, ilustrada com exemplos atuais da realidade empresarial portuguesa e internacional e, na segunda metade, é efetuada a discussão de um caso que enquadre os conceitos abordados.

Bibliografia

De Wit, B. (2019). Strategy: An International Perspective. Cenage Learning.

 Strickland, A. J., Gamble, J. E., Peteraf, M., & Thompson. A (2020). Crafting & Executing Strategy. McGraw-Hill International.

Código

0201017

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%