Recursos Humanos

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Objetivos

Esta unidade curricular procura dotar os alunos de conhecimento para que possam compreender as principais funções e processos de gestão de recursos humanos.

Sendo esta área do saber um dos pilares necessários ao desenvolvimento de qualquer organização, conhecer e dominar os principais processos da função gestão de recursos humanos tem-se revelado cada vez mais importante, muito por força das constantes mutações verificadas nas organizações e na sua envolvente.

Pretende-se que os alunos, após a realização da disciplina, sejam capazes de:

1. Perspetivar as principais tendências evolutivas da GRH;

2. Evidenciar a importância dos recursos humanos como fator estratégico das organizações;

3. Assimilar as principais práticas que sustentam a GRH;

4. Adquirir uma atitude crítica sobre os principais desafios e tendências que se colocam à GRH;

5. Fomentar o pensamento crítico e analítico recorrendo à análise de problemáticas da GRH utilizando como metodologia o estudo de casos.

Programa

1. A Gestão Estratégica de RH

Evolução do conceito

Gestão Estratégica RH

2. Análise de funções

Definição, importância e objetivos

Técnicas e métodos de recolha da informação

Resultados

Fases de implementação

3. Recrutamento

O Processo de Recrutamento e Seleção

Tipos e métodos de Recrutamento

4. Seleção

O que é a Seleção?

Processo e técnicas de Seleção

5. Integração e retenção

Integração

Táticas de socialização

Conteúdos de socialização organizacional

Programa de integração inicial

Manual de acolhimento

Medidas de retenção

6. Avaliação e Gestão do Desempenho

Avaliação e Gestão de Desempenho

Aspetos práticos da GD

Quem deve fazer a avaliação

Métodos

Feedback

7. Formação e desenvolvimento de competências

Áreas de intervenção e relevância

Métodos e Técnicas

O Ciclo Formativo

Desenvolvimento de Competências

8. Sistemas de recompensas

Sistemas de Recompensas

Remuneração e suas componentes

Tipos de Sistemas de Recompensas

Métodos de ensino

As metodologias privilegiadas para a componente teórica da disciplina são a exposição, a explicação, os audiovisuais e a interrogação/diálogo. Após apresentados e discutidos os temas em estudo, os alunos terão possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos. A componente prática da unidade curricular permite a consolidação de conhecimentos e a aplicação dos mesmos através da análise de textos, estudos de casos, roleplay e simulação, variando as metodologias de acordo com a sua aplicabilidade à temática em estudo.

Bibliografia

Armstrong, M. and Baron, A. Gestão do Capital Humano. Instituto Piaget – Sociedade e Organizações, Lisboa, 2009.

Costa, Ricardo. Persona – Manual Prático de Gestão das Pessoas. Bertrand Editora, Lisboa, 2003.

Cunha, M.P. et al.. Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Edições Sílabo, 2ª Edição, 2010.

Dessler, Gary. Human Resource Management. Pearson Education, Upper Saddle River, 2008.

Noe, R. et al. fundamentals of human Resource Management. First Edition, The McGraw-Hill Companies, New York, 2004.

Sousa, M. et al.. Gestão de Recursos Humanos: métodos e práticas, 4ª edição, Lidel, Lisboa, 2006.

Torrington, D., Hall, L., Taylor, S.. Human Resource Management, 7ª edição, Prentice Hall, Harlow, 2008.

Vroom, Victor H.. Gestão de Pessoas, não de pessoal. Os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. 11ª Edição, Editora Campus, Harvard Business Review Book, Rio de Janeiro, 2005.

Código

0201019

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 40%