Instrumentos Financeiros

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Objetivos

1) Promover o conhecimento e compreensão dos conceitos teóricos e práticos de marketing de serviços, em especial aqueles que derivam das diferenças entre os produtos tangíveis e os serviços;
2) Dotar os alunos das competências necessárias para a análise das especificidades do marketing de serviços;
3) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias estratégias de marketing de serviços;
4) Promover o reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para a economia dos serviços;
5) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional para empresas de serviços.

Programa

Os tópicos abrangidos pela disciplina são:

1. Os Mercados de Derivados;
2. Forwards;
3. Futuros;
4. Opções;
5. Swaps.

Métodos de ensino

A metodologia de ensino da disciplina assenta em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas prevalece o método de ensino expositivo, com interpolação dos alunos e discussão das temáticas apresentadas. Nas aulas teórico-práticas são discutidos diversos exercícios e casos, com uma participação muito ativa dos alunos.

Bibliografia

Hull, J., Options, Futures and Other Derivatives, 8th Edition, International Edition, 2011.
Benninga, S., Principles of Finance with Excel, 2nd edition, Oxford University Press, 2010.

Código

0201018

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 55%
  • Jogo de bolsa Stock Trak: 5%
  • Trabalhos de grupo que envolvem a resolução de casos sobre modelos de avaliação de derivados: 40%