Economia das Empresas Turísticas

« Voltar

Objetivos

Os principais objetivos desta disciplina são os seguintes:

1. Ministrar conhecimentos no domínio da Economia das Empresas Turísticas, introduzindo os conhecimentos básicos nas áreas da Microeconomia e da Gestão, num sistema auto contido, necessários para a análise dos aspetos económicos relevantes para o funcionamento das referidas empresas, tanto a nível da procura, da oferta e das estratégias, como dos mercados turísticos;

2. Fornecer aos estudantes conhecimentos, qualificações, valores e pensamento estratégico, essenciais para exercerem cargos de liderança nas profissões ligadas ao sector do turismo e da hospitalidade, na Região Autónoma dos Açores, no país e no mundo.

Programa

Resumo dos conteúdos: O programa analisa os aspetos fundamentais da economia e da gestão estratégica das empresas do sector do turismo. Assim, apresentam-se:

1. As principais definições e a caracterização económica do turismo;

2. A procura turística e a sua distribuição a nível mundial e nacional, procurando entender os principais fatores determinantes dessa procura e estudando algumas medidas habituais da procura turística (elasticidades) importantes para a tomada de decisões das empresas turísticas;

3. A análise da oferta turística e suas determinantes, incluindo os custos e as interações estratégicas entre as empresas nos diversos mercados;

4. O estudo das estratégias competitivas das empresas turísticas;

5. Os aspetos económicos, de gestão estratégica das empresas e as tendências dos principais ramos de atividade turística, incluindo as companhias aéreas, o sector do alojamento e da restauração; os agentes de viagem e operadores turísticos.

Métodos de ensino

As metodologias de ensino englobam:

1. Exposição nas aulas dos conteúdos teóricos constantes do programa, estabelecendo as ligações quer no início de cada aula com a aula anterior, quer no final de cada aula, com a aula seguinte;

2. Apresentação e discussão de um artigo científico atual sobre os temas cobertos no programa para estimular a investigação sobre eventuais temas de dissertações de mestrado;

3. Apresentação e discussão de um caso de estudo para ilustrar a matéria coberta no programa.

Bibliografia

A bibliografia para esta disciplina integra os textos selecionados pelo docente e distribuídos nas aulas e os artigos publicados em revistas científicas da especialidade nomeadamente: Tourism Economics, Annals of Tourism Research, Tourism Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Leisure Studies, Journal of Tourism and Sustainability entre outras.

Código

0201345

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas