Mercado de Capitais

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Objetivos

1) Compreender os conceitos estruturantes de Marketing e a sua função;
2) Identificar oportunidades e ameaças em ambientes altamente competitivos e em constante mutação;
3) Dominar conceptual e operacionalmente as principais técnicas de Marketing Estratégico;
4) Diagnosticar e desenvolver soluções para os problemas de Marketing;
5) Desenvolver competências de comunicação oral e escrita;
6) Incentivar a criatividade e a organização de trabalho em equipa.

Programa

Os tópicos abrangidos pela disciplina são:

1. Mercados Financeiros;
2. Teoria da Carteira e Modelos de Avaliação de Ativos Financeiros;
3. Títulos de Rendimento Fixo;
4. Avaliação de Desempenho e Gestão de Carteiras;

Métodos de ensino

A metodologia de ensino da disciplina assenta em 50% de aulas teóricas e 50% de aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas prevalece o método de ensino expositivo, com interpolação dos alunos e discussão das temáticas apresentadas. Nas aulas teórico-práticas são discutidos diversos exercícios e casos, com uma participação muito ativa dos alunos.

Bibliografia

Bodie, Z., Kane, A. e Allan J. Marcus, Investments and Portfolio Management, 9th Edition, Global Edition, McGraw-Hill, 2011.

Benninga, S., Principles of Finance with Excel, 2nd edition, Oxford University Press, 2010.

Código

0201022

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Diversos trabalhos de grupo que envolvem a resolução de casos sobre a teoria da carteira e os modelos de avaliação de ativos financeiros: 40%
  • Frequência: 55%
  • Jogo de bolsa Stock Trak: 5%