1. Compreender o percurso histórico do conceito/estudo da motivação;
2. Adquirir conhecimentos acerca de diversas perspetivas teóricas da motivação;
3. Identificar e questionar as vantagens e limitações de diversos modelos/teorias da motivação;
4. Interpretar o conceito de motivação;
5. Distinguir diferentes conceitos motivacionais e sua respetiva associação às abordagens teóricas;
6. Compreender em que consiste a motivação intrínseca e extrínseca e suas implicações no estudo da motivação;
7. Saber explicar o papel de diversos conceitos na motivação;
8. Entender o ciclo motivacional;
9. Tomar conhecimento de alguns instrumentos de avaliação da motivação;
10. Identificar aplicações da motivação no quotidiano;
11. Aumentar o vocabulário técnico nesta área da psicologia.
1. Natureza da motivação
2. Definições.
3. Evolução teórica do conceito.
4. A motivação como estímulo interno do organismo.
5. A motivação enquanto força interna de ativação e orientação da ação.
6. A satisfação como força redutora de tensão
7. O ciclo motivacional.
8. Comportamento organizado (orientado para um fim).
9. Frustração e conflito.
10. Perspetivas cognitivistas da motivação humana e respetivas incidências teóricas e empíricas.
11. Aplicações educacionais dos princípios da motivação intrínseca e Extrínseca.
Orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto, assistida, na fase expositiva, por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões teórico-práticas, desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades da unidade curricular incluem, ainda, a apresentação e discussão de trabalhos escritos.
Abreu, M. V. (1986). Para uma nova teoria dos interesses. Biblos, 62, 217-229
Maslow, A. (1970). Motivation and personality. New York: Harper & Row
Pajares, F. & Urdan, T. (2002). Academic motivation of adolescents. New Haven: Information Age Pub.
Petri, H. & Govern, J. (2004). Motivation: Theory, research and applications (5ª Ed.)
Belmont, CA.: Wadsworth Publishing Co.
Rosário, P. (2005). Motivação e aprendizagem: Uma rota de leitura. In M.C. Taveira
(Coord.), Temas de psicologia escolar: Contributos de um projecto cientificopedagógico (pp.23-60). Coimbra: Quarteto Ed.
Rosário, P. (2004). Estudar o estudar: As desventuras do Testas. Porto: Porto Editora.
Schunk, D. (2008). Learning theories: An educational perspective (Cap. 11, pp.452-511). Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall.
Weiner, B. (1991). Human motivation: Metaphors, theories and research. Newbury Park: Sage Publishing.
Weiner, B. (1974). Cognitive views of human motivation. New York: Academic Press.
0105047
6