Psicologia da Motivação

« Voltar

Objetivos

1. Compreender o percurso histórico do conceito/estudo da motivação;

2. Adquirir conhecimentos acerca de diversas perspetivas teóricas da motivação;

3. Identificar e questionar as vantagens e limitações de diversos modelos/teorias da motivação;

4. Interpretar o conceito de motivação;

5. Distinguir diferentes conceitos motivacionais e sua respetiva associação às abordagens teóricas;

6. Compreender em que consiste a motivação intrínseca e extrínseca e suas implicações no estudo da motivação;

7. Saber explicar o papel de diversos conceitos na motivação;

8. Entender o ciclo motivacional;

9. Tomar conhecimento de alguns instrumentos de avaliação da motivação;

10. Identificar aplicações da motivação no quotidiano;

11. Aumentar o vocabulário técnico nesta área da psicologia.

Programa

1. Natureza da motivação

2. Definições.

3. Evolução teórica do conceito.

4. A motivação como estímulo interno do organismo.

5. A motivação enquanto força interna de ativação e orientação da ação.

6. A satisfação como força redutora de tensão

7. O ciclo motivacional.

8. Comportamento organizado (orientado para um fim).

9. Frustração e conflito.

10. Perspetivas cognitivistas da motivação humana e respetivas incidências teóricas e empíricas.

11. Aplicações educacionais dos princípios da motivação intrínseca e Extrínseca.

Métodos de ensino

Orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto, assistida, na fase expositiva, por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões teórico-práticas, desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades da unidade curricular incluem, ainda, a apresentação e discussão de trabalhos escritos.

Bibliografia

Abreu, M. V. (1986). Para uma nova teoria dos interesses. Biblos, 62, 217-229

Maslow, A. (1970). Motivation and personality. New York: Harper & Row

Pajares, F. & Urdan, T. (2002). Academic motivation of adolescents. New Haven: Information Age Pub.

Petri, H. & Govern, J. (2004). Motivation: Theory, research and applications (5ª Ed.)

Belmont, CA.: Wadsworth Publishing Co.

Rosário, P. (2005). Motivação e aprendizagem: Uma rota de leitura. In M.C. Taveira

(Coord.), Temas de psicologia escolar: Contributos de um projecto cientificopedagógico (pp.23-60). Coimbra: Quarteto Ed.

Rosário, P. (2004). Estudar o estudar: As desventuras do Testas. Porto: Porto Editora.

Schunk, D. (2008). Learning theories: An educational perspective (Cap. 11, pp.452-511). Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall.

Weiner, B. (1991). Human motivation: Metaphors, theories and research. Newbury Park: Sage Publishing.

Weiner, B. (1974). Cognitive views of human motivation. New York: Academic Press.

Código

0105047

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 35%
  • 2.ª Frequência: 35%
  • Recensão crítica : 30%