Psicologia da Saúde

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Objetivos

1. Conhecer a conjetura impulsionadora do desenvolvimento desta nova área interventiva.

2. Apreender os principais modelos teóricos norteadores da intervenção em Psicologia da Saúde.

3. Adquirir noções básicas sobre a evolução da conceção de saúde e doença.

4. Reconhecer os diferentes contextos aplicativos: promoção e proteção da saúde; prevenção e tratamento da doença.

5. Reflectir sobre as temáticas do stress, coping e dor.

6. Identificar as várias áreas de intervenção e o papel nelas desempenhado pelo psicólogo da saúde.

Programa

1ª U. T.: Origem, contexto e características do domínio da P. da Saúde.
1.1. Os antecedentes da P. da Saúde.
1.1.2. O Modelo Biomédico.
1.1.3. A medicina psicossomática, a saúde comportamental e a medicina comportamental
1.2. Modelo biopsicossocial de saúde e doença
1.3. Os objectivos da Psicologia da Saúde.
2ª U. T.: Os contextos aplicativos:
2.1. Promoção e protecção da saúde
2.2. Prevenção e tratamento da doença.
3ª U. T.: A evolução das concepções de saúde e de doença
3.1. As crenças na doença
3.2. Os Modelos de crenças na saúde.
3.2.1. Modelos Cognitivos
3.2.2. Modelos de Cognição Social
3.3. As crenças de Doença
3.3.1. Modelo de auto-regulação do comportamento de doença.
3.3.2. Teoria da Adaptação Cognitiva
4ª U. T.: Os grandes temas em Psicologia da Saúde
4.1. Estratégias de coping
4.2. Stress
4.3. Dor
5ª U. T.: Áreas de intervenção:
5.1 – Doenças Crónicas: doenças cardiovasculares e cancro
5.2 - Os cuidados paliativos
5.3- As doenças terminais.

Métodos de ensino

Esta u. c. está estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas. As aulas teóricas decorrerão da utilização de técnicas essencialmente expositivas e interrogativas. As aulas teórico-práticas incidirão na discussão de artigos científicos e na preparação/apresentação de trabalhos de grupo temáticos, a realizar em grupos de 2/3 alunos. A apresentação oral destes trabalhos deve ter a duração de meia hora e será seguida de um debate sobre o tema previamente apresentado, com uma duração de cerca de 15 minutos. A apresentação escrita dos seminários temáticos não deve exceder as 10 pg. (excluindo a folha de rosto e a bibliografia).

Bibliografia

Bennett, P.; Murphy, S. (1999). Psicologia e promoção da saúde. Lisboa: Climepsi Editores.

Carvalho Teixeira, J. (Org.), (2007). Psicologia da Saúde. Contextos e Áreas de Intervenção. Lisboa: Climepsi Editores.

Carvalho Teixeira, J. (2004). Psicologia da saúde. Análise Psicológica, 3 (XXII): pp. 441-448.

Leal, I. (2006). Perspectivas em Psicologia da Saúde. Coimbra: Quarteto.

Ogden, J. (2004). Psicologia da Saúde (2ª Ed.). Lisboa: Climepsi Editores.

Paul, C.; Fonseca, A. (2001). Psicossociologia da saúde. Lisboa: Climepsi Editores.

Ribeiro, J. (2007). Introdução à Psicologia da Saúde(2ª Ed.). Coimbra: Quarteto.

Straub, R. (2005). Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed.

Trindade, I. & Carvalho Teixeira, J. (2000). Psicologia nos Cuidados de Saúde Primários. Lisboa: Climepsi Editores.

Viana, V.; Barbosa, M. & Guimarães, J. (2007). Doença Crónica na criança: factores familiares e qualidade de vida. Psicologia, Saúde & Doenças, 8 (1), pp. 115-125.

Código

0105045

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 60%
  • Componente prática: 40%