Estudos de Mercado

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Objetivos

1) Identificar as principais técnicas de estudos de mercado, a sua utilidade e as suas limitações;
2) Compreender a importância da gestão da informação na definição das estratégias de marketing;
3) Desenvolver/estruturar um plano de estudos de mercado;
4) Acumular conhecimentos para efetuar uma recolha e tratamento estatístico dos dados;
5) Inferir conclusões com base nos resultados obtidos nos tratamentos estatísticos dos dados.

Programa

A cadeira de estudos de mercado encontra-se dividida em cinco partes:

1. Introdução aos estudos de mercado
2. O processo de investigação comercial
3. Design da investigação
4. Recolha, preparação e análise de dados
5. Sistemas de apoio à decisão em marketing

Métodos de ensino

Para se alcançarem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, discussão de casos de estudo, resolução de exercícios, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Malhotra, N. (2007). Marketing Research: an applied orientation, 5/Ed., Prentice Hall: New York.

Maroco, J. (2003). Análise Estatística – Com utilização do SPSS, 1/Ed., Edições Sílabo: Lisboa, Portugal.

Aaker, D. e Kumar, G. (1998). Marketing Research, Wiley.

Reis, E. (1997). Estatística Multivariada Aplicada, Edições Sílabo, Lisboa.

Pestana, M.H. e João N. Gageiro (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais – A complementaridade do SPSS, 4/Ed., Edições Sílabo: Lisboa.

SPSS Base 14.0 (2006). Users Guide, SPSS publishing: Chicago.

Hill, Manuela M. e Hill, Andrew (2005). Investigação por Questionário, 2/E, Edições Sílabo: Lisboa

Código

0201021

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%