Multimédia

« Voltar

Objetivos

Conhecer as áreas de aplicação e as tecnologias que suportam as aplicações multimédia.

Identificar os princípios fundamentais e os aspetos técnicos envolvidos no desenvolvimento de conteúdos multimédia.

Conhecer os aspetos teóricos e adquirir competências práticas para explorar as capacidades dos vários tipos de informação: texto, imagens, áudio e vídeo.

Programa

1. Introdução à Multimédia
2. Projecto multimédia
3. WWW
4. Texto
5. Imagem digital
5. Áudio digital
6. Vídeo digital

Métodos de ensino

Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos á disciplina
Aulas práticas: desenvolvimento de pequenos projectos em grupos de 3 elementos.

Bibliografia

Dietel, P. J. & Dietel, H. M. Internet & World Wide Web - How to Program (Fourth Edition), U.S.: Deitel & Associates, Inc., (2008).

Lynch, P., Horton, S., Web Style Guide – Basic Design Principles for Creating Web Sites, 3rd Edition, Yale University Press Computers/Reference, 2008.

McGlouGhlin, S., Multimedia Concepts and Practice, Prentice-Hall, 2001.

Nielsen, J., Designing Web Usability, New Riders, 2000.

Nigel, C., Digital Multimedia, 3rd Edition, John Wiley, 2009.

Ribeiro, N., Multimédia e Tecnologias Interactivas, FCA, 2012.

Sebesta, R. W. Programming the World Wide Web (5th Edition), U.S.: Addison Wesley, 2009.

Steinmetz, R., Multimedia Fundamentals, Volume I: Media Coding and Content Processing, Second Edition, Prentice-Hall, 2002.

Vaughan, T, Multimedia, making it work (7th Edition), McGraw Hill, 2008.

Código

0103144

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 30%
  • Projectos práticos: 70%