Metodologia do Ensino do Estudo do Meio

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Objetivos

1. Reconhecer a epistemologia das práticas educativas enquanto geradora de um conhecimento profissional contextualizado.

2. Detetar as relações entre a natureza das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional contínuo.

3. Distinguir modelos de ensino e estratégias de ensino consonânticas com o Estudo do Meio.

4. Relacionar métodos de ensino e estilos de aprendizagem: ensinar e aprender, «duas faces da mesma moeda».

5. Estabelecer relações entre métodos de ensino, descritores de desempenho atividades, materiais e formas de avaliação.

6. Problematizar situações relacionadas com o Estudo do Meio.

7. Fundamentar modos de planificar atividades em ciência.

8. Discutir decisões no âmbito da prática pedagógica que sejam sustentadas na investigação educacional.

Programa

1. Introdução à Metodologia do Ensino do Estudo do Meio

1.1. A importância da metodologia do Ensino do Meio para o desenvolvimento de uma praxis sustentada.

1.2. Noções sobre:

1.2.1. A importância do Estudo do Meio no âmbito da educação para o desenvolvimento.

1.2.2. Modelos e métodos de ensino para a lecionação do Estudo do Meio – efeitos didáticos e educacionais.

1.2.3. Interrelações entre modelos pedagógicos métodos de ensino e recursos educativos.

1.2.4. Estratégias, metodologias e atividades promotoras da (re)construção do conhecimento.

1.2.5. Planeamento e recursos no ensino das ciências.

2. Harmonização de teoria e prática na área de Estudo do Meio.

2.1. Análise e descodificação de conceitos fundamentais.

2.2. Epistemologia do Estudo do Meio.

3. O estudo do meio como lugar de aprendizagem docente: pesquisa e formação profissional

3.1. Questão fundamental para a docência: ensino e pesquisa

3.2. A praxis: prática pensada e refletida, transformada em ação.

Métodos de ensino

Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares vigentes; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da disciplina; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de atividades experimentais, num total de 15 horas (que corresponde a 7,5 aulas práticas, de 2 horas cada ); e análise e crítica de recursos didáticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio.

Bibliografia

Bachelard, G (2001). O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 7.

Almeida, A. (2002). Abordar o ambiente na infância;

Blatchford, I. (2004). Manual do Desenvolvimento Curricular para Educação de Infância;

Català, M. & Vilà, N. (2002). Las funciones lingüísticas en el proceso de adquisición de los conocimientos científicos. In Rodríguez (Dtor.), Las ciências en la escuela, teorias y prácticas – claves para la innovación educativa, pp. 89-103;

Catita, E. (2007). Estratégias metodológicas para o ensino do meio físico e social. Porto: Areal;

Formosinho, J.; Spodek, B.; Brown, P.; Lino, D. & Niza, S. (1998).

Meira, P.A.& Caride, J. A. (2004). Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Nóvoa, A. (1991). [Org.] Profissão Professor .Porto: Porto Editora.

Perrenoud, F. ( 1996).[Coord.] Enseigner: agir dans l’urgence décidier dans l’incertitude. Paris: ESF Editeur.

Zabalza, A. M. (1994). Diários de Aula. Porto: Porto Editora.

Documentos enquadradores do Sistema Educativo,

Código

0201392

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Reflexões escritas individuais (portefólio) sobre fundamentos teóricos da disciplina e/ou metodologias e recursos didácticos: 40%