1. Reconhecer a epistemologia das práticas educativas enquanto geradora de um conhecimento profissional contextualizado.
2. Detetar as relações entre a natureza das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional contínuo.
3. Distinguir modelos de ensino e estratégias de ensino consonânticas com o Estudo do Meio.
4. Relacionar métodos de ensino e estilos de aprendizagem: ensinar e aprender, «duas faces da mesma moeda».
5. Estabelecer relações entre métodos de ensino, descritores de desempenho atividades, materiais e formas de avaliação.
6. Problematizar situações relacionadas com o Estudo do Meio.
7. Fundamentar modos de planificar atividades em ciência.
8. Discutir decisões no âmbito da prática pedagógica que sejam sustentadas na investigação educacional.
1. Introdução à Metodologia do Ensino do Estudo do Meio
1.1. A importância da metodologia do Ensino do Meio para o desenvolvimento de uma praxis sustentada.
1.2. Noções sobre:
1.2.1. A importância do Estudo do Meio no âmbito da educação para o desenvolvimento.
1.2.2. Modelos e métodos de ensino para a lecionação do Estudo do Meio – efeitos didáticos e educacionais.
1.2.3. Interrelações entre modelos pedagógicos métodos de ensino e recursos educativos.
1.2.4. Estratégias, metodologias e atividades promotoras da (re)construção do conhecimento.
1.2.5. Planeamento e recursos no ensino das ciências.
2. Harmonização de teoria e prática na área de Estudo do Meio.
2.1. Análise e descodificação de conceitos fundamentais.
2.2. Epistemologia do Estudo do Meio.
3. O estudo do meio como lugar de aprendizagem docente: pesquisa e formação profissional
3.1. Questão fundamental para a docência: ensino e pesquisa
3.2. A praxis: prática pensada e refletida, transformada em ação.
Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares vigentes; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da disciplina; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de atividades experimentais, num total de 15 horas (que corresponde a 7,5 aulas práticas, de 2 horas cada ); e análise e crítica de recursos didáticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio.
Bachelard, G (2001). O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 7.
Almeida, A. (2002). Abordar o ambiente na infância;
Blatchford, I. (2004). Manual do Desenvolvimento Curricular para Educação de Infância;
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Catita, E. (2007). Estratégias metodológicas para o ensino do meio físico e social. Porto: Areal;
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Documentos enquadradores do Sistema Educativo,
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