Expressões Artísticas II

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Objetivos

1. Desenvolver uma maior consciência da importância da Expressão Musical como fator de desenvolvimento integral.

2. Implementar um vocabulário específico no sentido de aplicar alguns conteúdos do Universo Musical.

3. Experimentar situações concretas de aprendizagem desde o momento da sua conceção ao momento da sua aplicação com crianças.

4. Implementar pequenos projetos que enfatizem a música como fator de socialização, dinâmica de grupos, desenvolvimento da personalidade, aproximação das várias áreas do saber e enriquecimento cultural.

5.Desenvolver capacidades pessoais que facilitem a aquisição de competências profissionais, motivação e confiança para promover e dinamizar experiências musicais com as crianças.

Programa

1. Reflexão sobre o conceito “Música” e designação de alguns conceitos fundamentais;

2. Perfil musical da criança;

3. Análise das orientações curriculares e Programa curricular;

4. Características do som: altura, duração, dinâmica, timbre, forma, ritmo e melodia;

5. Jogos de exploração: corpo e instrumentos;

6. Experimentação, desenvolvimento e criação;

7. Desenvolvimento auditivo;

8. Expressão e criação musical;

9. Representação do som;

10. Importância da música no desenvolvimento da criança;

11. Análise do património cultural relacionado com a infância;

12. Exploração de oportunidades de interação com o meio e outras áreas.

Métodos de ensino

As aulas de expressão musical decorrerão em sessões teórico/práticas. Partindo de um levantamento sobre as expressões musicais dos formandos, os seus gostos, a sua formação musical, as necessidades concretas no espaço de trabalho, procurar-se-á mostrar, pela prática de pequenos projetos, como se poderão organizar experiências musicais para um público infantil.

As diferentes atividades realizadas serão acompanhadas por uma reflexão teórica e crítica de modo a fundamentar e integrar as opções tomadas num contexto de prática pedagógica.

Bibliografia

CANAL, M aria Fernanda (2002). Vivamos a Música. A forma mais divertida de nos aproximarmos da Música. Ler, brincar, escutar e aprender. Setúbal: Marina Editores.

HENRIQUES, Luis (1988). Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MENESES, José; DUARTE, Rogério & COUTINHO, Fernando (2000): As minhas expressões. 1º e 2º anos. Gaia: Gailivro (CD ou K7)

OLIVEIRA, Ernesto Vieira de (1986). Instrumentos Musicais Populares dos Açores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

STORMS, Ger (1991). 100 Jogos Musicais. Edições Asa. Colecção práticas pedagógicas

TORRES, Rosa Maria (1998). As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Contribuição da Metodologia de Zoltán Kodály. Lisboa: Caminho

TRIAS, Núria; PÉREZ, Susana & FILELLA, Luis. (2002): Jogos de Música e de Expressão Corporal. Barcelona: Âncora Editora

WILLEMS, Edgar. As bases psicológicas da Educação Musical. Edições pro-música Bienne

Código

0105776

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 25%
  • Participação; grau de envolvimento nas diversas actividades desenvolvidas: 10%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 35%
  • Trabalhos práticos de recolha e apresentação de lengalengas e canções: 30%