Temas de Política Externa Norte-Americana

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Objetivos

Os principais objetivos são os seguintes: dar a conhecer aos alunos os principais desenvolvimentos a nível internacional relacionados com a Política Externa norte-americana como, por exemplo, a NATO e a sua evolução e as Relações Transatlânticas durante e após a Guerra Fria, concedendo, de igual modo, alguma atenção ao relacionamento entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Programa

1 – INTRODUÇÃO:

A)       A emergência dos EUA: 1776-1914

B)      O isolacionismo norte-americano e a Doutrina Monroe

2 – O tempo das reticências: 1914-1947

A)      A Primeira Guerra Mundial

B)      O Wilsonianismo

C)      A Segunda Guerra Mundial

D)      A Doutrina Truman

3 – A superpotência na Guerra Fria: 1947-1990

A)      A contenção

B)      A détente e o Vietname

C)      Ronald Reagan e a Guerra Fria

4 – Os tempos da hiperpotência: após 1990.

5 – Acão, pensamento e influência

A)      A ideologia da Nação indispensável

B)      As teorias norte-americanas da Política Internacional

C)      Unilateralismo versus Multilateralismo.

D)      Que visão geopolítica?

6 – As Relações Transatlânticas:

A)      A Europa e os EUA

B)      Portugal e os EUA

C)      Os Açores e os EUA

7 – Considerações Finais

Métodos de ensino

Em primeiro lugar, o docente faz, em cada aula, uma intervenção inicial, por forma a fazer o enquadramento geral. Depois, os alunos fazem as suas intervenções com base nas leituras que lhes são pedidas na aula anterior, por forma a se estabelecer um diálogo entre o docente e os alunos. 

Bibliografia

ACEMOGLOU, Daron e ROBINSON, James A., Porque Falham as Nações, (Trad.), Temas e Debates, Círculo de Leitores, Lisboa, 2014.

ANDRADE, Luís Manuel Vieira de, Uma Perspectiva Açoriana da Política Externa dos EUA e o Atlântico Norte, Letras Lavadas, Ponta Delgada, 2017.

ASH, Timothy Garton, Free World – A América, a Europa e o Futuro do Ocidente, Aletheia Editores, Lisboa, 2006.

BERKOWITZ,  Morton e outros, The Politics of American Foreign Policy, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, New Jersey, 1977.

BORGES, João Vieira, O Terrorismo Transnacional e o Planeamento Estratégico de Segurança Nacional dos Estados Unidos da América, Fronteira do Caos Editores, Porto, 2013.

FERGUSON, Niall, Colossus – The Price of America’s Empire, The Penguin Press, New York, 2004.

LEAL, Catarina Mendes, A Política Externa Norte-Americana – Principais Marcos, Principais Doutrinas, Tribuna da História, Cascais, 2013.

KENNAN, George F., Memoirs – 1925-1950, Pantheon Books, New York, 1967.

KISSINGER, Henry, Does America Need a Foreign Policy? - Toward a Diplomacy for the 21 st Century, Touchstone Edition, New York, 2001.

KISSINGER, Henry, World Order – Reflections on the Character of Nations and the course of History, Allen Layne, London, 2014.

LEFEBVRE, Maxime, La Politique Étrangère Américaine, PUF, Paris, 2004.

MACHETE, Rui Chancerelle de, Sobre as Relações Portugal-Estados Unidos, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, 2ª Edição, Lisboa, 2010.

NYE, Joseph S., O Futuro do Poder, (Trad.), Temas e Debates, Círculo de Leitores, Lisboa, 2012.

OS  Açores na Geopolítica do Atlântico, Comando Operacional dos Açores, Nova Gráfica, Ponta Delgada, 2011.

PIRES, Ana Paula, e outros, (Coord.), A Grande Guerra e os Açores- da Estratégia Naval à Pneumónica, Letras Lavadas Edições, Ponta Delgada, 2019.

POTÊNCIAS Emergentes e Relações Transatlânticas, Edições Tinta da China, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa, 2012.

REZENDES, Sérgio, A II Guerra Mundial nos Açores: receios, privações e miséria num ambiente de prevenção armada, Caleidoscópio, Lisboa, 2019.

SÁ, Tiago Moreira de, História das Relações Portugal-EUA (1776-2015), Publicações D. Quixote, Alfragide, 2016.

SODERBERG, Nancy, The Superpower Myth – The Use and Misuse of American Might, John Wiley and Sons Inc., Hoboken, New Jersey, 2005.

STAVRIDIS, James, Sea Power – The History and Geopolitics of the World´s Oceans, Penguin Press, New York, 2017.

Código

0105987

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 50%