Linguagem Matemática e Introdução à Álgebra

« Voltar

Objetivos

Usar a linguagem matemática como um meio preciso de se exprimir matematicamente.

Traduzir informação apresentada numa forma de representação para outra.

Usar a linguagem matemática para expressar as ideias matemáticas com precisão.

Descrever e explicar, oralmente e por escrito, as estratégias e procedimentos matemáticos que utilizam.

Raciocinar e construir provas: fazer e investigar conjeturas; desenvolver e avaliar argumentos e provas; compreender o que constitui uma justificação e uma demonstração em Matemática.

Justificar os raciocínios que elaboram e as conclusões a que chegam.

Criar e usar representações para organizar, registar e comunicar ideias matemáticas.

Desenvolver um repertório de representações matemáticas que possam ser utilizadas com um propósito, e de uma maneira flexível e apropriada à situação.

Compreender e resolver problemas em contextos matemáticos e não matemáticos, utilizando estratégias adequadas.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de ensino

Os temas desta unidade serão apresentados, discutidos e desenvolvidos em aulas teórico-práticas e através da resolução de problemas, de exercícios e de atividades online desenvolvidas na plataforma moodle.

Atividades de aprendizagem:

Resolução de problemas e exercícios em simultâneo com o professor ou de forma independente.

Aos alunos será proposta a elaboração, por escrito e apresentação oral, de pequenos trabalhos, bem como a participação em atividades online.

Bibliografia

Pedro Palhares, Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel –Edições Técnicas, 2004.

João Pedro Ponte, Neusa Branco e Ana Matos, Álgebra No Ensino Básico, Direcção Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação, 2009.

Paulo Abrantes ; Albano Silva... [et al.], Investigações matemáticas na sala de aula: propostas de trabalho, Associação de Professores de Matemática, 2001.

Augusto J. Franco de Oliveira, Lógica e Aritmética : uma introdução informal aos métodos formais, Lisboa : Edições Gradiva, 1991.

Elliott Mendelson, Introduction to mathematical logic, New York : D. Van Nostrand, cop. 1979.

Alain Bouvier ; trad. André Infante, A teoria dos conjuntos, Mem-Martins : Publ. Europa-América, 1976

Código

0105775

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 50%
  • 2.ª Frequência: 50%