Didática da Matemática

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Objetivos

1. Refletir sobre a importância da matemática e o lugar que ocupa na aquisição de competências pelas crianças

2. Analisar as perspetivas e abordagens didáticas na área da Matemática

3. Identificar processos usados pelas crianças na abordagem ao conhecimento matemático

4. Conceber sequências didáticas adaptadas às situações a que se destinam, considerando os diferentes conteúdos das orientações curriculares e programas

5. Selecionar materiais (estruturados e não estruturados) e tecnologia potenciadores da aprendizagem

6. Utilizar a comunicação oral e escrita como estímulo à representação e raciocínio matemáticos, valorizando a introdução de termos matemáticos adequados

7. Trabalhar a resolução de problemas na sala de aula, explorando as potencialidades do método etápico de Pólya

8. Explorar estratégias de cálculo mental a par das utilizadas nos algoritmos tradicionais

9. Evidenciar os resultados das experiências de aprendizagem, demonstrando competências de pesquisa e autonomia.

Programa

1. Importância da didática da matemática para a aprendizagem de competências matemáticas e clarificação dos objetivos a alcançar.

2. Orientações curriculares ao nível da Matemática no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, no quadro das atuais políticas educativas.

3. Diferentes abordagens da educação matemática.

4. Ideias e expetativas das crianças face ao conhecimento matemático.

5. Concetualização de processos no ensino e aprendizagem da matemática ao nível de números e operações, geometria e medida e organização e tratamento de dados.

6. Processos de comunicação matemática na sala de aula.

7. Situações problemáticas: conceção e etapas de resolução, salientando o modelo de Pólya adaptado à sala de aula.

8. Conexões entre a Matemática e outras áreas disciplinares.

Métodos de ensino

As sessões são orientadas para a discussão de aspetos práticos relacionados com os conteúdos que os alunos, como futuros professores, irão abordar na sala de aula.

Bibliografia

Barros, M. e Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no Jardim-de-Infância, Porto Editora.

De Walle, J. et al. (2010). Elementary & Middle School Mathematics Teaching Developmentally. Pearson International Edition.

Ponte, J. e Serrazina, M. (2000). Didáctica da Matemática do 1º ciclo. Universidade Aberta.

National Council of teachers of Mathematics (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. APM.

Planas, N. e Alsina À. (Eds.) (2009) Educación matemática y buenas prácticas. Editorial GRAÓ

Código

0105774

ECTS

4

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • A apresentação do trabalho escrito, fundamentando, de um ponto de vista pedagógico-didático, as atividades e recursos criados: 30%
  • Um trabalho individual, escrito, de criação e fundamentação de estratégias/ atividades didáticas (incluindo recursos didáticos de apoio), justificando a sua adequação e impacto ao nível da compreensão de conteúdos e processos e da promoção do interesse e gosto pela aprendizagem da Matemática: 70%