Ecossistemas Terrestres

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Objetivos

Objetivos Conceptuais (OC)

1. Reconhecer a biodiversidade à escala dos ecossistemas terrestres (ET), os principais tipos (biomas) e vários subtipos

2. Caracterizar os principais componentes abióticos que afetam os ET

3. Reconhecer a complexidade dos processos subjacentes aos ET

4. Reconhecer a dinâmica temporal e as alterações derivadas da ação humana

5. Identificar as ameaças globais e reconhecer programas de monitorização/conservação dos ET

Competências

Gerais (CG)

1. Desenvolver um raciocínio do tipo integrativo

2. Trabalhar em equipa

3. Consultar bibliografia e elaborar sínteses

4. Comunicar informação científica

5. Redigir um relatório científico

Específicas (CE)

1. Analisar dados espaciais sobre o clima

2. Analisar dados geomorfológicos

3. Amostrar e analisar parâmetros básicos do solo

4. Analisar dados espaciais sobre vegetação

5. Aplicar técnicas de amostragem da vegetação

6. Aplicar técnicas de amostragem da fauna

Programa

1. Diversidade de ecossistemas

Introdução à ecologia dos ecossistemas

Estrutura dos ecossistemas

A variedade de ET

O conceito de bioma e os principais fatores ambientais em biomas terrestres

Os principais biomas terrestres: tundra, taiga, deserto, floresta caducifólia, floresta tropical, pradaria.

2. Ambiente físico

Sistema climático da Terra

Geologia e Solos

Água terrestre

3. Processos ecossistémicos

Entrada de Carbono

Produção vegetal

Decomposição terrestre

O ciclo de nutrientes

Dinâmica trófica

Ciclos biogeoquímicos globais

4. Dinâmica dos ecossistemas e mudanças

Dinâmica temporal

Mudanças no sistema Terra

Alterações associadas ao Homem

Fatores que afetam a integridade dos ET

Poluição

Destruição de habitats

Espécies invasoras

Alterações climáticas

5. Monitorização e conservação

Monitorização de ET

Gestão e conservação de ET

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas. Palestras para apresentação dos conceitos, exploração de exemplos, e leitura de artigos/relatórios. Avaliação: Tarefa I (individual) – O conceito de bioma (texto com duas páginas A4); Tarefa II (grupos de 3 alunos) – Aspetos físicos do ambiente terrestre (texto com duas páginas A4 e apresentação de diapositivos); frequência teórica (questões de desenvolvimento). Aulas práticas. São utilizados métodos computacionais para organizar e analisar dados espaciais sobre clima, geomorfologia, vegetação (aplicações QGIS e R); são aplicadas técnicas de amostragem de espécies vegetais (parcelas, métodos baseados em distâncias) e animais (amostragem de insetos e aves); amostragem e análise de parâmetros básicos do solo. São fornecidos ficheiros tutoriais com os procedimentos e os resultados esperados. Os alunos (grupos de 3) elaboram um relatório científico e respondem a um questionário (individual) sobre os temas lecionados.

Bibliografia

Adams, J. (2012) Vegetation-Climate Interaction: How Plants Make the Global Environment, 2nd ed. Springer, New York, 266 pp.

Ågren, G. I., F. O. Andersson (2012) Terrestrial Ecosystem Ecology: Principles and Applications. Cambridge University Press, Cambridge, 330 pp.

Bivand, R. S., E. Pebesma, V. Gómez-Rubio (2013) Applied Spatial Data Analysis with R, 2nd ed. Springer, New York, 405 pp.

Bonham, C. D. (2013) Measurements for Terrestrial Vegetation, 2nd ed. John Wiley & Sons, Ltd, Chichester, 260 pp.

Chapin III, S. F., P. A. Matson, P. Vitousek (2012) Principles of Terrestrial Ecosystem Ecology, 2nd ed. Springer, New York, 529 pp.

Perrings, C. (2014) Our Uncommon Heritage: Biodiversity Change, Ecosystem Services, and Human Wellbeing. Cambridge University Press, Cambridge, 557 pp.

Woodward, S. L. (2009) Introduction to Biomes (Greenwood Guides to Biomes of the World). Greenwood, Westport, 184 pp.

Código

0105836

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de grupo (máximo 3 alunos): Relatório sobre a análise de dados relativos a florestas ou pastagens. Inclui uma componente escrita (máximo 30 páginas A4) e a apresentação oral (15 minutos).: 50%
  • Trabalho individual: Análise de um artigo científico sobre um tipo de bioma terrestre, e de um artigo de jornal sobre o mesmo assunto. Inclui uma componente escrita (máximo 5 páginas A4) e a apresentação oral (10 minutos).: 50%