Metodologia do Trabalho de Projeto e do Design Educacional

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Objetivos

1. Identificar especificidades e aspetos comuns nos conceitos de trabalho de projeto e design educacional;
2. Caracterizar necessidades de intervenção em contextos educativos às quais se possa responder através do trabalho de projeto e do design educacional;
3. Relacionar os fundamentos epistemológicos do trabalho de projeto com a natureza de diversos tipos de problemas educativos;
4. Distinguir o processo de design educacional da sua investigação;
5. Explorar possibilidades de trabalho de projeto que incluam uma vertente investigativa, baseada nos princípios da investigação do design educacional.

Programa

1. O trabalho de projeto – raízes históricas, fundamentos epistemológicos e etapas de desenvolvimento
2. O design educacional – enquadramento epistemológico e etapas de desenvolvimento
3. A investigação do design educacional no contexto da investigação educacional em geral

4. O potencial do trabalho de projeto, do design educacional e da investigação do design educacional na resposta a
problemas educativos
5. O design educacional enquanto sucessão de protótipos de um produto em desenvolvimento
6. Dimensões a ter em conta num processo de design educacional – validade (de conteúdo e de construção), praticabilidade (usabilidade) e eficácia
7. Métodos de avaliação típicos de um processo de design educacional – microavaliação, testagem, "screening", consulta a especialistas

Métodos de ensino

Através da leitura de relatórios de trabalho de projeto produzidos noutros contextos e de textos alusivos à aplicação do design educacional – mais ou menos sustentado em investigação – na resolução de problemas educativos, os alunos serão familiarizados com estas abordagens, de modo a elaborarem um Plano de Trabalho de Projeto (PTP), que constituirá o principal objeto de avaliação no âmbito desta unidade curricular e que poderá (ou não) ter continuidade no segundo ano do ciclo de estudos. Assim, serão considerados os seguintes elementos de avaliação, com indicação do respetivos pesos na classific. final:

1. Análise e discussão de textos teóricos, relatórios de trabalhos de projeto e de textos alusivos a trabalhos de (investigação do) design educacional – 40%

2. Primeira versão provisória do PTP e discussão da mesma com os docentes e com os colegas – 10 % 3. Segunda versão provisória do PTP e discussão da mesma com os docentes e com os colegas – 15 % 4. PTP, na sua versão final – 35 %

Bibliografia

Ertmer, P., Parisio, M. & Wardak, D. (2013). The practice of educational/ instructional desing. In Luckin, R. et al.
(Eds.), Handbook of design in educational technology (pp. 5-19). New York: Routledge.
Kolmos, A., Fink, F. & Krogh, L. (Eds.) (2006), The Aalborg PBL model: Progress, diversity and challenges. Aalborg: Aalborg University Press.
Mckenney, S., & Reeves, T. (2012). Conducting Educational Design Research. Abingdon: Routledge.

Plomp, T. & Nieveen, N. (Eds.) (2010), An introduction to educational design research. Enschede: SLO.
van den Akker, J., Gravemeijer, K., Mckenney, S. & Nieveen, N. (Eds.) (2006), Educational Design Research.
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Waks, L. J. (1997). The project method in postindustrial education. Journal of Curriculum Studies, 29(4), 391-406.
Willis, J. (2009). Three trends in instructional design. In J. Willis (Ed.), Constructivist Instructional Design (C-ID): Foundations, models, and examples (pp. 11-45). Charlotte, North Carolina: IAP.

Código

0201491

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%