História e Temas da Matemática

« Voltar

Objetivos

1. Explicar a evolução histórica de ideias e teorias matemáticas.

2. Desenvolver o pensamento matemático tendo como exemplo a evolução do mesmo ao longo do tempo, quer através das civilizações, quer em função do progresso registado em determinadas áreas da Matemática.

3. Trabalhar a resolução de problemas típicos de cada época e civilização, utilizando os conhecimentos das mesmas.

4. Aprofundar vários temas da Matemática relevantes para a compreensão dos conteúdos curriculares a ela ligados.

5. Refletir sobre a História da Matemática de modo a dela se retirarem elementos motivacionais e conhecimentos úteis à prática educativa.

Programa

1. A relação do homem com a matemática ao longo da história;

2. Aspetos gerais da História da Matemática na Antiguidade: Matemática no Egipto, na Babilónia, na Grécia, em Roma, na Arábia, na China, na Índia, na América Central e na África;

3. História da Geometria: Problemas famosos e História da Trigonometria – Astronomia;

4. História da Álgebra: Escritos Matemáticos;

5. História da Aritmética: Sistema numéricos – Tipos de Numeração;

6. História da Probabilidade e da Estatística;

7. Matemática Medieval e Matemática no Renascimento – Europa;

8. História das Matemáticas Modernas;

9. Biografia de alguns matemáticos;

10. Temas atuais da Matemática;

11. A importância da Matemática no desenvolvimento de novas tecnologias: alguns factos históricos.

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial, em que os conteúdos programáticos da unidade curricular são explorados detalhadamente, mediante a resolução de problemas e fichas práticas de exercícios. A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

Fernando Vasconcelos, História da Matemática na Antiguidade, 1927 e Ludus, 2009.

António C. Canas e M.E. Ferrão, A Matemática no Tempo do Mestre José Vizinho. Gradiva, 2009.

Edward B. Burger e Michael Starbird, O Matemático Disfarçado. Academia do Livro, 2009.

Nuno Crato, A Matemática das coisas: Do Papel A4 aos Atacadores de Sapatos, do GPS às Rodas Dentadas. Temas de Matemática, Gradiva, 2008.

B. J. Caraça, Conceitos Fundamentais da Matemática. Gradiva, 1998.

Philip J. Davis e Reuben Hersh, A experiência Matemática, Gradiva, 1995.

H. Eves, An Introduction to the History of Mathematics. Saunders College Publ.,1990.

S. Dirk, História Concisa da Matemática. Gradiva, 1989.

Carl B. Boyer, History of Mathematics. Princeton University Press, New Jersey, 1968.

Helena Melo, Breves notas sobre as normas programáticas nas escolas açorianas no século XIX que abarcam a disciplina de matemática, Supl. Boletim SPM, nº 65, pp 46-48, 2011.

Código

0105736

ECTS

5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Fichas práticas de exercícios, trabalhos individuais ou em grupo sobre os tópicos da unidade curricular: 50%
  • Frequência: 50%