Introdução ao Estudo da Linguagem

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Objetivos

1. Promover a reflexão sobre a natureza e manifestações da linguagem.

2. Compreender a complexidade do conceito de linguagem humana.

3. Reconhecer a universalidade do saber linguístico.

4. Estimular o reconhecimento da Gramática como representação do conhecimento linguístico.

5. Identificar a Gramática e respetivas componentes como representação do conhecimento linguístico.

6. Relacionar a pluralidade das manifestações linguísticas dentro de um mesmo território nacional.

7. Saber aplicar a pluralidade dos sistemas semióticos no processo comunicativo.

Programa

1. Linguagem humana e línguas particulares.

1.1. Formas de linguagem.

1.2. Especificidades da linguagem humana: aspetos biológicos e cognitivos.

1.3. As línguas do mundo: famílias de línguas.

2. Conhecimento da língua.

2.1. Sistemacidade e universalidade do saber linguístico.

2.2. A Gramática como representação do conhecimento linguístico.

2.3. Componentes do conhecimento linguístico: fonológico, morfológico, sintático, semântico e lexical.

3. Variação e mudança linguísticas.

4. Comunicação e usos de uma língua.

4.1. Fatores reguladores da comunicação.

4.2. A competência comunicativa.

Métodos de ensino

Nas aulas teóricas, será aplicado o método expositivo, apelando à participação dos discentes com fichas de leitura sobre os temas em apreço.

Nas aulas práticas serão apresentados exemplos concretos, quer pela docente, quer pelos discentes, dos temas analisados em termos teóricos, complementando-se a parte prática com a realização de fichas formativas sobre os conteúdos do programa.

Aplicar-se-ão as seguintes metodologias:

1. Realização de exposições orais sobre os conceitos fundamentais incluídos nos conteúdos do programa;

2. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em exemplos concretos;

3. Promoção do debate sobre temas respeitantes à linguagem humana, às línguas naturais e respetivos usos.

Bibliografia

AKMAJIAN, Adrian et alii (1990). An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Massachusetts, The MIT Press.

CARVALHO, J. G. Herculano de (1979). Teoria da Linguagem. Coimbra, Coimbra Editora Lda.

CHOMSKY, N. (1986). Knowledge of Language. Its Nature, Origin and Use. New York, Praeger. Trad. Port. O Conhecimento da Língua. Sua Natureza, Origem e Uso. Lisboa, Caminho, 1994.

CRYSTAL, D. (1987). The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambrige, New York, Port Chester, Melbourne, Sydney, Cambridge University Press.

FARIA, I., E. PEDRO, I. DUARTE e C. GOUVEIA (1996). Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa, Caminho.

FROMKIN, V. e R. RODMAN (1983). An Introduction to Language. New York, Holt Rinehart and Winston. Trad. Port. Introdução à Linguagem. Coimbra, Almedina, 1993.

JAKOBSON, Roman (1963). Essais de Linguistique Générale. Paris, Editions de Minuit. Trad. Port. Linguística e Comunicação. São Paulo, Editora Cultrix, 12.ª ed., 1985.

Código

0104220

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 40%
  • 2ª Frequência: 40%
  • Assiduidade e intervenção oral formal nas aulas: 20%