História dos Média

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Objetivos

1. Refletir sobre a comunicação inserida em diversos modelos de sociedade e em épocas diferenciadas.

2. Conhecer e perceber o aparecimento de cada meio de comunicação e de informação da sociedade ocidental.

3. Conhecer a história dos meios de comunicação social, não nas suas características técnicas, mas sim enquanto respostas a necessidades específicas de comunidades particulares em determinados contextos sociais e epocais e que foram evoluindo e sofrendo modificações ao longo do tempo.

4. Adquirir o conhecimento das vivências coletivas que nos séculos XV a XX estruturaram a comunicação pública.

5. Desenvolver a prática da leitura e capacidades de estudo, compreensão, comparação e reflexão crítica a partir de contextos de média e longa duração registados no passado.

6. Desenvolver competências no âmbito do conhecimento fundamentado, da reflexão crítica, e da abertura de espírito para valores culturais, modelos comportamentais e realizações diferentes dos atuais.

Programa

1. A oralidade e a escrita e as suas funções sociais; meios de comunicação não-escritos e não-livros.

2. A tipografia e a Modernidade; persistência do manuscrito; produtos tipográficos; impressores, editores, livreiros, distribuidores; a imprensa periódica.

3. O prazer da comunicação e a censura; o privilégio e o poder político como regulador; o poder eclesiástico e a comunicação pública; mecanismos de censura e de difusão clandestina.

4. As ruturas da sociedade pós-industrial; adequação das realizações técnicas à resolução de situações concretas no campo da comunicação à distância; os desafios e as problemáticas dos séculos XIX e XX.

Métodos de ensino

Em cada aula, a exposição pela docente inicia-se por um período em que a turma identifica os conhecimentos que já tem ou julga ter sobre o assunto que se vai abordar; a seguir, a docente apresenta a inserção do tema na sequência das aulas e as questões em que a aula irá incidir. A exposição mais desenvolvida da matéria, que se segue, estimula o diálogo e a comunicação de dúvidas, reflexões e debate, frequentemente com apoio de textos e imagens respeitantes a épocas passadas e à presente. É constantemente incentivada a leitura da bibliografia de apoio e de outra que os alunos procurem, bem como a dos textos disponibilizados na plataforma eletrónica de ensino (no caso, o “Moodle”) ou no Parque Gráfico, e também a sua discussão nas aulas.

Bibliografia

a) Obras gerais

ALVES, José Augusto dos Santos, O poder da comunicação: a história dos media dos primórdios da imprensa aos dias da Internet. Cruz Quebrada: Casa das Letras, 2005.

BALLE, Francis, Medias et Sociétés de Gutemberg a l’Internet: presse, édition, cinéma, radio, télévision, télécommunication, cd-roms, internet, réseaux multimedia. Paris: Mont-chrestien, 1997 (título na tradução portuguesa existente na U.Açores: Os Media).

b) Algumas obras específicas (das dezenas da lista bibliográfica):

ABREU, Márcia (org.), Leitura, história e história da leitura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

BERGAMINI, Oliviero, La democrazia della stampa. Storia del giornalismo. Roma-Bari: Laterza, 2006.

FOGEL, Jean-François, PATIÑO, Bruno, La Prensa sin Gutenberg. El periodismo en la era digital. Madrid: Punto de Lectura, 2007.

FRANCO, Graça, A Censura à Imprensa (1820-1974). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1993.

Código

0103176

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 5 Fichas de leitura : 40%
  • Frequência: 30%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%