Sociology of the Environment

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Objectives

O objetivo da disciplina de Sociologia do ambiente (ou Sociologia ambiental) é fundamentalmente o de proporcionar aos alunos um quadro teórico capaz de ultrapassar a visão antropocêntrica da relação do homem com a natureza assim como de desconstruir uma concepção de que os recursos são inesgotáveis para satisfazer as necessidades humanas.
Para além de retirar à ambiguidade a conceptualização sociológica do meio ambiente, pretende-se dar corpo à noção de sustentabilidade na sua acepção intergeracional assim como na promoção do desenvolvimento sustentável que sirva à dignidade de vida moderna.
Assim, a divulgação da temática ambiental, da explosão demográfica e de uma necessidade de reconversão da atividade humana e do modo de vida das comunidades constituem o foco principal.

Program

1. Concepções de Ambiente, Engenharia ambiental e Papel da sociologia do ambiente
1.1. O que é o ambiente, o meio ambiente e a natureza
1.2. Como funciona a economia e as atividades humanas
1.3. O ciclo de vida dos produtos e as questões dos detritos
1.4. A escola de Chicago e a ecologia humana
1.5. Ambiente e Ciências Sociais

2. A questão da sustentabilidade enquanto princípio de orientação política
2.1. A questão dos modos de vida e de consumo
2.2. Os sistemas de energia e produção energética
2.3. O sistema industrial e a transformação das matérias-primas
2.4. As formas da mobilidade humana e as atividades turísticas
2.5. A gestão das atividades humanas

3. Os movimentos ambientalistas e as ideologias
3.1. As interpretações sociológicas do ambientalismo
3.2. Movimentos sociais, ativismo e associativismo
3.3. A ecologia e os naturalistas
3.4. A dimensão política: entre ideias verdes e ambientalismo
3.5. Ridley Dunlap e Catton: o NAP.

4. A questão da paisagem e sua gestão
4.1. As atividades agrícolas hoje.
4.2. As atividades de conversão e requalificação.
4.3. A paisagem como património e fruição simbólica.
4.4. Parques, áreas protegidas e património natural
4.5. Os riscos ligados à proteção ambiental.
4.6. Ambiente: fonte de sustento e origem dos bens
4.7. Conclusões e estado do planeta e da sociedade.

Teaching Methodologies

Using the interactive expositive methods, with a stronger component of the first in lectures and witha a stronger compoment of the second in the practical classes. In the latter, emphasis is given to a greater intervention and participation of students, triggered either by objective questions put to them, following texts or documentary films that are previously provided, either by the challenge of developing and presenting, to the teacher and the other colleagues, a topic / question complementary to what is taught. Conducting of a test and some practical works.

Bibliography

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BOCCALETTI, Giulio, (2022). Água. Uma biografia, Lisboa: Desassossego.
CARMO, André (Org.) (2022). Espaço, Lugar e Território. Figuras do pensamento português contemporâneo, Porto: Afrontamento.
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DUNLAP, R. E.; CATTON JR., W. R. (1979). Environmental sociology. Annual Review of Sociology, v. 5, p. 243-273
DUNLAP, R. E.; VAN LIERE, K. D. (1977). The "new environmental paradigm": a proposed measuring instrument and preliminary results. In: Annual Meeting of the American Sociological Association, Chicago, IL.
DUNLAP, Riley e CATTON William Jr. (2021). Sociologia ambiental: um novo paradigma, Revista Sociedade e Estado – Volume 36, Número 2, Maio/Agosto.
HANNIGAN, John A. (2000). Sociologia Ambiental. A formação de uma perspetiva social, Lisboa: Instituto Piaget.
LEWIS, L. Simon & MASLIN, Mark A. (2022). Antropoceno. Como transformamos o nosso planeta, Lisboa: Arte e Ciência.
MELA, Alfredo, BELLONI, Mª Cármen e DAVICO, Luca (2001). A Sociologia do Ambiente, Lisboa: Editorial Estampa.
MELO, João J. e PIMENTA, Carlos (1993). Ecologia, o que é? Lisboa: Difusão Cultural.
PARSONS, T. (1977). The evolution of societies. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
RITZER, G. Sociology (1975): A multiple paradigm science. Boston, MA : Allyn and Bacon.
SCHNAIBERG, A. (1975). "Social synthesis of thee societal environment dialect: the role of distributional impacts." Social Science Quarterly, v. 56, p. 5-20,
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SZTOMPKA, Piotr (1995), Sociología del cambio social, Madrid, Alianza Editorial.

Code

0102015

ECTS Credits

6

Classes

  • Teóricas - 30 hours
  • Teórico-Práticas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • 2ª Frequência: 40%
  • Apresentação de um caso prático: 20%
  • Conducting of a test and some practical works: 40%