Pretende-se que os alunos dominem os conceitos teóricos básicos de Dinâmica, Estática, Hidroestática e Hidrodinâmica, que sejam capazes de aplicar estes conceitos à resolução de problemas simples, e que desenvolvam a capacidade de realizar trabalhos laboratoriais, tratando e analisando, de forma adequada, os dados obtidos.
Nesta disciplina os alunos devem adquirir autonomia e sentido de responsabilidade, hábitos de estudo, espírito crítico, trabalho de equipa e de colaboração, desenvolvimento da capacidade de pesquisar fontes bibliográficas e elaborar, pelas suas próprias palavras, um resumo dessa pesquisa, de tomar apontamentos nas aulas, distinguindo o essencial do acessório, de preparar um relatório de uma atividade experimental com rigor, clareza e concisão, usando com eficiência esquemas gráficos, tabelas e resultados, expressos quando possível com apreciação de erros.
1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE FÍSICA CLÁSSICA
1.1. Medidas e Unidades. Análise Dimensional
1.2. Grandezas Escalares e Vetoriais. Cálculo Vetorial
1.3. Cinemática /Noções de Movimento
1.4. Dinâmica e Estática da Partícula
1.5. Momento e Deformações
1.6. Energia, Trabalho e Potência
1.7. Impulso e Quantidade de Movimento
2. FLUIDOS
2.1. Noção de Fluido. Conceito de Densidade e Pressão
2.2. Estática de Fluidos. Variação da Pressão com a Profundidade
2.3. Dinâmica de Fluidos. Fluidos Ideais e Viscosos
2.4. Lei da Conservação da Massa. Caudal.
2.5. Lei de Bernoulli para Fluidos Ideais. Aplicações
2.6. Escoamento de Fluidos Viscosos. Lei de Poiseuille
2.7. Tensão Superficial de Líquidos e o Fenómeno de Capilaridade
2.8. Hemodinâmica e Pressão Arterial
O processo de ensino e aprendizagem adotado na disciplina de Física combina momentos presenciais — incluindo aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP), laboratoriais (L) e tutoriais — com atividades individuais realizadas na biblioteca ou em casa.
Nas aulas teóricas (T), são apresentados os conteúdos fundamentais da Física através de metodologias expositivas e interrogativas, abordando conceitos essenciais, leis e princípios físicos. A participação ativa dos alunos é promovida por meio de questões e discussões que facilitam a compreensão da matéria.
Nas aulas teórico-práticas (TP), os conceitos abordados nas teóricas são aplicados à resolução de problemas e exercícios que exploram temas como cinemática, dinâmica, energia, entre outros. Estas atividades permitem consolidar o conhecimento e desenvolver o raciocínio crítico.
Nas sessões laboratoriais (L), os alunos realizam atividades experimentais para investigar e validar os conteúdos apresentados nas aulas. Estas práticas incluem medições, tratamento de dados e a comparação dos resultados experimentais com as previsões teóricas, contribuindo para o desenvolvimento de competências práticas e para um entendimento mais aprofundado dos fenómenos físicos.
Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, by Raymond A. Serway, Robert J. Beichner; Brooks/Cole Publishing Company.
Physics for Scientists and Engineers, by Paul A. Tipler & Gene Mosca, W. H. Freeman & Co. University Physics with Modern Physics, by Hugh D. Young, Roger A. Freedman, T. R. Sandin, A. Lewis Ford; Addison Wesley Publishing Co.
Modern Physics, Tipler, Paul A.; Llewellyn, Ralph, Publisher: W. H. Freeman.
0105690
6