Comportamento Organizacional

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Objetivos

1) Proporcionar aos estudantes os conhecimentos sobre os aspetos relacionados com a dimensão dos comportamentos vivida nas organizações;
2) Sensibilizar os estudantes para os processos de relacionamento em diversos contextos das organizações;
3) Identificar determinados tipos de comportamento e as suas motivações e implicações;
4) Contribuir para a autoavaliação dos estudantes das suas motivações pessoais, estilos e tipos de comportamento.

Programa

1. Introdução ao Comportamento Organizacional
2. Fundamentos do Comportamento Individual
3. Valores, Atitudes e Satisfação com a Função
4. Personalidade e Emoções
5. Perceção e Tomada de Decisão Individual
6. Motivação
7. Comunicação
8. Liderança
9. Cultura Organizacional

Métodos de ensino

A metodologia de ensino segue uma lógica verbal, intuitiva e ativa. Os conteúdos são inicialmente abordados de forma teórica e explicitados através de exemplos. Posteriormente, os conceitos são trabalhados em aula. São utilizados casos e exercícios práticos de modo a que os alunos possam analisar situações nas organizações e para contribuir para a autoavaliação dos alunos das suas motivações pessoais, estilos e tipos de comportamento.

Bibliografia

Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2011). Organizational Behavior, Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 14th Edition.

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C. & Cardoso, C. C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa: RH Editora, 2nd Edition.

Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2012). Essentials of Organizational Behavior, Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 11th Edition.

Código

0201034

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Prova escrita: 50%
  • Realização e apresentação de um trabalho prático: 50%