A disciplina de Controlo Orçamental tem como objetivo principal estimular os alunos para a aquisição e operacionalização dos principais conceitos e técnicas de controlo orçamental, fornecendo-lhes uma base de validação da Gestão Empresarial. De facto, o principal objetivo de um controlo orçamental é compreender se as atividades desempenhadas pela empresa estão a corresponder de acordo com o orçamento original e previsões, para que as decisões apropriadas possam ser tomadas o mais cedo possível.
Competências a desenvolverem: Assim, os objetivos de aprendizagem são:
• Que os alunos reconheçam o papel da definição de objetivos na empresa, do planeamento proposto, da estratégia seguida, das metas definidas para o controlo orçamental,
• Que saibam elaborar orçamentos e percebam o encadeamento da realização destes orçamentos,
• Que saibam fazer uma correta e eficiente analise aos desvios e
• Que saibam retirar conclusões dessa análise de forma a sugerir medidas corretivas.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Gestão Orçamental – definição
1.2. Vantagens da Gestão Orçamental
1.3. Ética profissional na gestão orçamental
1.4. Contabilidade Analítica, Gestão Financeira, Gestão Orçamental e Controlo Orçamental.
2. PLANEAMENTO, ESTRATÉGIA E DECISÃO
2.1. Controlo de Gestão
2.2. Objectivos
2.3. Estratégia
2.4. Planeamento
2.5. Orçamentos
3. CUSTOS: TERMINOLOGIA E OBJECTIVOS
3.1. Definição de Custo
3.2. Classificação de Custos
3.3. Imputação de custos
4. ORÇAMENTOS DE EXPLORAÇÃO E FINANCEIROS
4.1. Orçamento de Exploração
4.2. Orçamentos Financeiros
5. DESVIOS
5.1. Desvio de Vendas
5.2. Desvio dos Gastos Comerciais
5.3. Desvio de Compras
5.4. Desvio de Custos de Produção
6. O SISTEMA ORÇAMENTAL
6.1. Formas e tipos de Orçamentos
6.2. Orçamento estático e Orçamento Flexível
6.3. Análise de desvios nas receitas
6.4. Análise de desvios em custos directos (nível 1, nível 2 e nível 3)
6.5. Análise de desvios em custos indirectos (nível 1, nível 2 e nível 3)
6.6. Casos Práticos
A metodologia da disciplina de Fiscalidade obedece aos seguintes vetores:
As aulas são teórico – práticas, efetuando-se uma exposição teórica acompanhada de exemplos práticos hipotéticos e / ou colhidos na vida quotidiana das empresas e demais particulares ou até entidades públicas; No decorrer de cada módulo são resolvidos diversos questionários de perguntas de escolha múltipla que envolvem toda a matéria; no final de cada módulo do programa são resolvidos diversos casos práticos os mais completos possíveis, cuja estrutura será próxima daquela que constar nas provas de avaliação.
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