Os alunos deverão ser capazes de estimar modelos económicos e proceder à respetiva inferência estatística. Para tal deverão adquirir os conhecimentos que os habilitem a:
- compreender a teoria que suporta o estabelecimento de relações entre as diferentes variáveis económicas;
- distinguir entre os diferentes tipos de variáveis económicas;
- compreender o método dos mínimos quadrados simples;
- realizar testes à significância individual dos parâmetros;
- construir a tabela ANOVA;
- realizar o teste RESET;
- realizar testes à heteroscedasticidade e compreender as consequências desta violação às hipóteses do modelo;
- aplicar o método dos mínimos quadrados ponderados;
- realizar testes à autocorrelação e compreender as consequências da autocorrelação;
- aplicar métodos de correcção à autocorrelação.
- compreender e aplicar modelos de variável dependente limitada.
- utilizar um sofware estatístico que permita a implementação prática dos conhecimentos adquiridos.
I. Introdução
II. O Modelo De Regressão Linear Simples
III. O Modelo De Regressão Linear Múltipla: Estimação
IV. O Modelo De Regressão Linear Múltipla: Inferência Estatística
V. O Modelo De Regressão Linear Múltipla: Informação Qualitativa
VI. Heteroscedasticidade
VII. Especificação Do Modelo De Regressão Linear
VIII. O Modelo De Regressão Com Séries Temporais
IX. Autocorrelação e Heteroscedasticidade Com Séries Temporais
X. Modelos Com Variáveis Instrumentais e Mínimos Quadrados A Dois Passos
XI. Modelos De Variável Dependente Limitada E Modelos De Selecção Da Amostra
XII. Tópicos Avançados Sobre Séries Temporais
A metodologia de ensino concentra-se nas seguintes três vertentes:
- exposição teórica da matéria, com uma detalhada apresentação de cada uma das temáticas e demonstração matemática dos principais resultados.
- resolução de exercícios numéricos propostos pelo docente, que decorrerá sempre após a exposição teórica de cada capítulo. Trata-se de pequenos exercícios que ajudam a perceber as diferentes temáticas dando pistas sobre a respetiva aplicação prática.
- resolução de casos práticos com a utilização do software SPSS. Pretende-se com esta vertente dotar os alunos dos conhecimentos necessários à utilização de uma tecnologia que os permita estimar modelos e proceder aos respetivos testes estatísticos.
Textos de apoio:
Wooldridge, J. (2009), Introductory Econometrics: a Modern Approach, South-Western Cengage Learning, 4ª
Edição.
Oliveira, M., A. Aguiar, A. Carvalho, F. Martins, V. Mendes e P. Portugal (1997), Econometria-Exercícios, McGraw-Hill.
Outros textos:
Damodar Gujarati and Dawn Porter (2003), Basic Econometrics. McGraw-Hill, 4ª Edição.
G. S. Maddala e Kajal Lahiri (2009), Introduction to Econometrics. John Wiley & Sons, 4ª Edição.
William H. Green (2008), Econometric Analysis, Prentice Hall, 7ª Edição.
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