Cartografia Vulcanológica

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Objetivos

1. Saber utilizar documentos cartográficos em diversos tipos de suportes, analógicos e digitais;

2. Adquirir competências para a utilização das metodologias da cartografia geológica em levantamentos de regiões vulcânicas;

3. Saber utilizar a fotografia aérea como ferramenta de suporte para o levantamento geológico de regiões vulcânicas;

4- Desenvolver competências para, de modo autónomo, efetuar um levantamento geológico de uma região vulcânica.

Programa

1. INTRODUÇÃO

1.1. Cartografia como ciência: perspetiva histórica

1.2. A problemática da forma da Terra

1.3. Sistemas de Projeção e de Representação

2. CARTAS TOPOGRÁFICAS

2.1. Elementos de planimetria e de altimetria

2.2. Representação do relevo

2.3. Leitura e utilização das cartas topográficas

3. CARTAS GEOLÓGICAS DE REGIÕES VULCÂNICAS

3.1. Aspetos gerais

3.2. Revisão dos conceitos de caracterização geométrica de estruturas geológicas

3.3. Distribuição espacial dos produtos vulcânicos

3.4. Tipos de documentos cartográficos, analógicos e digitais

4. FOTOGEOLOGIA

4.1. Tipos de fotografias aéreas

4.2. Geometria das fotografias aéreas verticais

4.3. A organização dos voos

4.4. A utilização das fotografias aéreas em levantamentos geológicos de regiões vulcânicas

5. PROJETO

5.1. Planificação e execução de uma carta geológica de uma zona vulcânica (ilha de São Miguel)

Métodos de ensino

A unidade curricular será lecionada em regime intensivo, através da combinação de atividades na sala de aula, em laboratório e trabalhos de campo. Os alunos desenvolverão ainda diversas atividades, em modo autónomo mas orientado.

Aulas Teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.

Aulas Práticas, Prática laboratorial e Trabalho de Campo - Observação, manuseamento e execução de diversos tipos de exercícios com documentos cartográficos, fotografia aérea e instrumentação digital. Inclui trabalho laboratorial e de campo para as diversas fases desenvolvimento dos trabalhos em grupos, em que os alunos efetuam um levantamento geológico de uma área definida para cada grupo.

Orientação tutorial – Diversas sessões de apoio presencial e supervisão de trabalho de laboratório e de campo.

Bibliografia

ALVES, J. A. D., CRUZ, J. J. S. e NORTE, C. G. (1988). Manual de topografia (I Volume). PF, Lisboa.

BOOTH, B., CROASDALE, R. & WALKER, G. P. L. (1978). A quantitative study of five thousand years of volcanism on S. Miguel, Azores. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, 228, 271–319.

CAS, R.A.F. e WRIGHT, J.V. (1987). Volcanic successions. Chapman & Hall Ed., London, 528p.

COMPTON, R. R. (1985). Geology in the field. John Wiley & Sons, Inc.; 398 p.

FERREIRA, T., GOMES, A., GASPAR, J. L. & GUEST, J. (2015). Distribution and significance of basaltic eruptive centres: São Miguel, Azores. In: Gaspar, J. L., Guest, J. E., Duncan, A.M., Barriga, F. J. A. S. & Chester, D. K. (eds)

Volcanic Geology of São Miguel Island (Azores Archipelago). Geological Society, London, Memoirs, 44, 135–146.

SIGURDSSON, H., HOUGHTON, B., MCNUTT, S., RYMER, H. & STIX, J. (Eds.) (2015). The Encyclopedia of Volcanoes (Second Edition), Academic Press., 1417 p.

Código

0201227

ECTS

5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 5 horas
  • Trabalho de Campo - 15 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 100%