Economia do Trabalho

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Objetivos

1) Compreender os principais modelos teóricos utilizados pelos economistas para descrever o funcionamento e a afetação de recursos no mercado de trabalho;
2) Resolver problemas, recorrendo à formalização matemática, com base nos modelos teóricos estudados;
3) Enquadrar e interpretar situações específicas no âmbito dos modelos estudados, incluindo os resultados de estudos empíricos.

Programa

1. Introdução
2. A Oferta de Trabalho
3. A Procura de Trabalho
4. O Equilíbrio no Mercado de Trabalho: determinação dos salários e do emprego
5. Escolarização, Formação Profissional e o Mercado de Trabalho
6. A Teoria das Diferenças Salariais Compensatórias
7. A Mobilidade do Fator Trabalho
8. Discriminação no Mercado de Trabalho
9. Os Sindicatos e o Mercado de Trabalho
10. Sistemas de Incentivos
11. Evidência Empírica sobre a Distribuição dos Salários

Métodos de ensino

O formato de lecionação é composto por aulas teóricas complementadas por aulas práticas. Cada capítulo inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos onde o docente ouve durante alguns minutos a opinião dos mesmos e tenta conduzi-los, se tal se mostrar necessário, para um raciocínio próximo daquilo que será então lecionado na aula teórica. Nas aulas teóricas, que se seguem após esta breve auscultação, o docente expõe então a teoria económica referente a cada capítulo, com recurso à análise gráfica e à formalização matemática. As aulas práticas destinam-se à resolução de exercícios com recurso à formalização matemática, perguntas de escolha múltipla, assim como a comentar textos e afirmações, nomeadamente as veiculadas pela imprensa, ao abrigo dos modelos apresentados nas aulas teóricas.

Bibliografia

BORJAS, George (2012) Labor Economics, 6th Edition, New York: McGraw-Hill.

FILER, Randal, HAMERMESH, Daniel e REES, Albert (1996) The Economics of Work and Pay, 6th Edition, New York: Harper Collins Publishers.

Alguns Papers:

ADDISON, John e BELFIELD, Clive (2004) “Unions and employment growth: the one constant?”, Industrial Relations, 43: 305-323.

BAUER, Thomas e PEREIRA, Pedro Telhado (2002) “Portuguese migrants in the German labor market: performance and self-selection”, International Migration Review, 36: 467-491.

BLAU, Francine and LAWRENCE, Kahn, (2000) “Gender differences in pay”, Journal of Economic Perspectives, 14, 75-99.

DEARDEN, Lorraine, REED, Howard e REENEN, John (2000) “Who gains when worker train? Training and corporate productivity in a panel of British industries”, The Institute for Fiscal Studies, Working Paper W00/04.

Código

0201046

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho de grupo com apresentação e discussão do mesmo, por parte de cada grupo, na sala de aula: 50%