Marketing

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Objetivos

1) Promover o conhecimento e compreensão conceitos estruturantes de marketing e as principais técnicas de marketing-mix;
2) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias tipologias de marketing;
3) Promover do reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para o desenvolvimento de novas ofertas de mercado;
4) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional em marketing;
5) Dotar os alunos das competências necessárias para o desenvolvimento de um plano de marketing.

Programa

Ao longo desta unidade curricular serão desenvolvidos e aprofundados alguns dos conceitos de Marketing.
Os conteúdos serão lecionados com a seguinte estrutura:

1. Conceitos Fundamentais de Marketing

2. Auditoria do Ambiente de Marketing

3. Marketing Estratégico

4. Marketing Operacional

Métodos de ensino

Para se alcançarem os objetivos da unidade curricular é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.  

Bibliografia

Aaker, D., Kumer, V., & Day, D. (2012). Marketing Research. John Wiley & Sons.

Bendle, N., Farris, P.., Pfeifer, P., & Reibstein, D. (2021). Marketing Metrics (4th ed.). Prentice Hall.

de Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações Dom Quixote.

Kotabe, M., & Helsen, K. (2004). Global Marketing Management (3rd ed.). John Wiley & Sons.

Kotler, P., & Keller, K. (2016). Framework for Marketing Management (7th ed.). Prentice Hall.

Kotler, P., & Armstrong, G. (2021). Principles of Marketing (17th ed.). Prentice Hall.

Payne, A., Christopher, M., Clark, M., & Peck, H. (2003). Relationship Marketing: for competitive advantage. Butterworth Heinemann.

Código

0200533

ECTS

4

Aulas

  • Teórico-Práticas - 35 horas