Filosofia da Educação

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Objetivos

1. Problematizar conceções de filosofia da educação.

2. Caracterizar a educação e os processos educativos.

3. Explicitar o/s sentido/s de conceitos utilizados no universo educativo.

4. Refletir sobre correntes epistemológicas, antropológicas, ontológicas, axiológicas no horizonte educacional.

5. Compreender a atitude da educação filosófica e o filosofar das crianças

6. Problematizar a relação entre educação, cultura/s e cidadania.

7. Relacionar, de modo reflexivo, saberes interdisciplinares.

8. Concetualizar uma Filosofia da Escola

9. Configurar os elementos fundamentais para uma Filosofia do Currículo.

10. Refletir sobre figuras, temas e problemas da educação do mundo contemporâneo

11. Tematizar a educação filosófica no sentido de educação ao longo da vida.

12. Refletir, expressando de diversos modos (sobre) questões e paradoxos no mundo atual que implicam as várias gerações.

13. Analisar a relação e conexão desejáveis entre Filosofia da Educação, metodologias de ensino e didáticas.

Programa

1. Filosofia da Educação: Pressupostos, Funções, Métodos, Estatuto

2. A Filosofia da Educação na Formação de Educadores e Professores

3. Filosofia da Educação e Construção do Conhecimento educacional

4. Educação ao Longo da Vida e Antropologia

5. Conceções e Dimensões de Educação

6. A Educação como lugar de Antinomias

7. Educação e Autonomia: perspetivas filosófico-pedagógicas

8. A atitude educação filosófica em todas as idades da vida das pessoas

9. Dos saberes de vivências e experiências aos conhecimentos escolares: que relação e conexões?

10. Da semântica e da gramática filosófico-educacional: letras, leituras, escritas, textos e significações

11. O filosofar das crianças em múltiplas formas da sua expressão

12. Pessoas, espaços, tempos e idades: como estamos a ser, a crescer e a co-existir?

13. Ontologia Educacional e Linguagem

14. Intersubjetividade, ação comunicacional e construção do humano

Métodos de ensino

A sala de aula é, em grande parte, um espaço de análise, de reflexão, de investigação, de partilha e (re)construção crítica dos conhecimentos. Promove-se uma diversidade de metodologias, com particular ênfase para os processos de análise despertando um questionamento pessoal e intersubjetivo. Adotamos metodologias que estejam em sintonia com as conceções contemporâneas de educação de adultos e, de modo conexo, sobre o que significa uma verdadeira pedagogia universitária, isto é, fazer com que cada aluno seja um sujeito epistémico, de iniciativa e investigação.

Bibliografia

CABANAS, J. M. Q. (1995) Teoria da Educação: Concepção antinómica da educação. Porto: Edições ASA.

CARVALHO, Adalberto Dias de (2006) [Coordenador] Dicionário de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.

DIAS, José Ribeiro (2009). Educação. O Caminho da Nova Humanidade: das Coisas às Pessoas e aos valores. Porto: Papiro Editora.

FULLAT, Octavi (1978). Filosofías de la Educación, Barcelona: Ceac.

MEDEIROS, Emanuel Oliveira (2005) A Filosofia como Centro do Currículo na Educação ao Longo da Vida. Lisboa: Instituto Piaget.

FREIRE, Paulo (1997). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

HABERMAS, Jürgen (1987). Teoría de la Accíon Comunicativa: Complementos y Estudios Previos. Madrid: Catedra.

MORIN, Edgar (1999). Os sete saberes para a educação do futuro. Lisboa: Instituto Piaget.

PATRÍCIO, Manuel Ferreira (2002) [Org.] Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Porto: Porto Editora.

Código

0105740

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Trabalho de pares/de grupo: 40%