1. Problematizar conceções de filosofia da educação.
2. Caracterizar a educação e os processos educativos.
3. Explicitar o/s sentido/s de conceitos utilizados no universo educativo.
4. Refletir sobre correntes epistemológicas, antropológicas, ontológicas, axiológicas no horizonte educacional.
5. Compreender a atitude da educação filosófica e o filosofar das crianças
6. Problematizar a relação entre educação, cultura/s e cidadania.
7. Relacionar, de modo reflexivo, saberes interdisciplinares.
8. Concetualizar uma Filosofia da Escola
9. Configurar os elementos fundamentais para uma Filosofia do Currículo.
10. Refletir sobre figuras, temas e problemas da educação do mundo contemporâneo
11. Tematizar a educação filosófica no sentido de educação ao longo da vida.
12. Refletir, expressando de diversos modos (sobre) questões e paradoxos no mundo atual que implicam as várias gerações.
13. Analisar a relação e conexão desejáveis entre Filosofia da Educação, metodologias de ensino e didáticas.
1. Filosofia da Educação: Pressupostos, Funções, Métodos, Estatuto
2. A Filosofia da Educação na Formação de Educadores e Professores
3. Filosofia da Educação e Construção do Conhecimento educacional
4. Educação ao Longo da Vida e Antropologia
5. Conceções e Dimensões de Educação
6. A Educação como lugar de Antinomias
7. Educação e Autonomia: perspetivas filosófico-pedagógicas
8. A atitude educação filosófica em todas as idades da vida das pessoas
9. Dos saberes de vivências e experiências aos conhecimentos escolares: que relação e conexões?
10. Da semântica e da gramática filosófico-educacional: letras, leituras, escritas, textos e significações
11. O filosofar das crianças em múltiplas formas da sua expressão
12. Pessoas, espaços, tempos e idades: como estamos a ser, a crescer e a co-existir?
13. Ontologia Educacional e Linguagem
14. Intersubjetividade, ação comunicacional e construção do humano
A sala de aula é, em grande parte, um espaço de análise, de reflexão, de investigação, de partilha e (re)construção crítica dos conhecimentos. Promove-se uma diversidade de metodologias, com particular ênfase para os processos de análise despertando um questionamento pessoal e intersubjetivo. Adotamos metodologias que estejam em sintonia com as conceções contemporâneas de educação de adultos e, de modo conexo, sobre o que significa uma verdadeira pedagogia universitária, isto é, fazer com que cada aluno seja um sujeito epistémico, de iniciativa e investigação.
CABANAS, J. M. Q. (1995) Teoria da Educação: Concepção antinómica da educação. Porto: Edições ASA.
CARVALHO, Adalberto Dias de (2006) [Coordenador] Dicionário de Filosofia da Educação. Porto: Porto Editora.
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