Espeleologia e Montanhismo

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Objetivos

1)      Fornecer conhecimentos sobre diferentes atividades em natureza;

2)    Informar sobre legislação, regulamentos, disposições legais, normas e conduta, inerentes às actividades tratadas;

3)    Desenvolver capacidades físicas e psicológicas necessárias para liderar enquanto guia e para coordenar ou executar missões no campo;

4)    Fornecer experiências e prática das atividades em natureza.

Programa

1. CANYONING

Esta atividade engloba para além dos aspetos próprios da modalidade, também vários conceitos comuns aos vários conteúdos programáticos da disciplina (ex. segurança, riscos, preparação de missões, escalada, rapel, liderança de grupos).

2. ESPELEOLOGIA

Introdução ao mundo da espeleologia e das grutas. Cavidades naturais: tipos, natureza e origem. Princípios básicos da espeleologia, equipamentos, riscos e segurança. Cavidade vulcânicas dos Açores. Bio espeleologia e ecologia. Recursos associados e valor turístico. Visita a show caves.

3. ORIENTAÇÃO

A importância da orientação e interpretação do território. Conceitos, equipamentos e instrumentos de orientação. Integração da informação nas diversas plataformas disponíveis. Aprendizagem e utilização prática do equipamento no terreno.

4. MONTANHISMO e PEDESTRIANISMO

Montanhismo e Turismo de natureza. As diferentes atividades de montanha. Regulamentos e enquadramento legal da atividade. Potencial turístico na região. Condições no terreno, risco associado, segurança e preparação de missões. O que é o Pedestrianismo. Atividade prática em natureza.

Métodos de ensino

1. Exposição de conteúdos teóricos com recurso a Data Show;
2. Discussão de conteúdos teóricos e práticos;
3. Aulas de campo.

Avaliação
Uma ficha de avaliação sobre pedestrianismo; 1 avaliação da atividade de canyoning (com componente teórica e componente prática); 1 trabalho sobre Espeleologia e cavidades vulcânicas dos Açores; 1 Folheto interpretativo de um trilho pedestre, a escolher entre os que forem realizados.

A nota final será dada pela fórmula:

NF = (FP x 0,20) + (AC x 0,35) + (TE x 0,25) + (FT x 0,20)

Em que, NF é a nota final da disciplina, FP é a ficha de avaliação sobre pedestrianismo, AC é a avaliação da atividade de canyoning, TE é o trabalho sobre Espeleologia e FT Folheto interpretativo de um trilho pedestre.

O(A) aluno(a) terá aproveitamento na disciplina se frequentar pelo menos 50% das aulas e se obtiver uma nota final igual ou superior a 10 valores. As avaliações que implicam participação nas aulas só serão permitidas aos alunos que tenham frequentado a aula correspondente à avaliação em causa.

A avaliação desta disciplina é realizada exclusivamente durante a época de frequência, não havendo lugar a exame.
O não cumprimento das regras de assiduidade implica a reprovação na disciplina.

Bibliografia

Braga, T. 2006. Manual de formação em Pedestrianismo e percursos terrestres. Associação Amigos dos Açores. Ponta Delgada, Açores.

Hill, P. 2008. The Complete Guide To Climbing and Mountaineering. David and Charles Limited. Cincinnati, USA.

Rea, G. T. 1992. Caving Basics: A Comprehensive Guide for Beginning Cavers, 3rd Edition. National Speleological Society of America. USA.

Sites Internet de interesse:

Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação: http://www.cimo.pt/

Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal: http://www.fcmportugal.com/

Federação Portuguesa de Espeleologia: http://www.fpe-espeleo.org/

Os Montanheiros: http://www.montanheiros.com/

Código

0105089

ECTS

3

Aulas

  • Teórico-Práticas - 30 horas