Valores Morais e Questões Sociais

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Objetivos

Os principais objetivos de aprendizagem são:
- transmitir conhecimentos sobre o pensamento ético ocidental contemporâneo, na encruzilhada entre a destituição
de universais éticos e a necessidade de critérios morais;
- identificar os valores morais contemporâneos fundamentais;
- estimular a reflexão analítica e crítica acerca das questões apreciadas;
- promover o debate ético, desenvolvendo a capacidade argumentativa acerca das sucessivas problemáticas éticas
visadas;
- e despertar a imaginação e a criatividade dos mestrandos no exercício da reflexão ética.

Programa

1. A desmoralização das sociedades actuais e o surgimento de uma “ética pós-moralista”
1.1. Os ingredientes da vida moral
1.2. Os valores morais
1.3. Uma ética pós-moralista

2. A emergência de novos valores e a institucionalização dos direitos
2.1. Os direitos humanos
2.2. A tolerância
2.3. A liberdade
2.4. A responsabilidade
2.5. A justiça

3. Moral comum e éticas aplicadas
3.1. O surgimento das éticas aplicadas: sentido do concreto e exigência de eficácia
3.2. Algumas éticas aplicadas

Métodos de ensino

Metodologia:
Cada sessão do Seminário é dedicada a um tema específico com indicação prévia do texto de base a partir de cuja apreciação se procede à exposição de conhecimentos relativos ao tema privilegiado e se estrutura o debate ético que o mesmo suscita.

A avaliação prevê:

Elaboração de uma recensão crítica, a partir da seleção de um artigo científico, sobre uma temática no âmbito do Seminário (do MEFIC), procedendo:

  • à síntese do artigo, através da enunciação da tese do autor, bem como da identificação e explicação das suas ideias principais (axiais) e secundárias, bem como à apresentação rigorosa da argumentação desenvolvida pelo autor
  • à apreciação crítica do texto em análise, através da consideração dos pressupostos de que o autor parte, das linhas de reflexão que desenvolve e da validade dos argumentos que apresenta ;
  • a um comentário pessoal avaliador do mérito do texto analisado;
  • num total de 7.000 a 9.000 caracteres.

Bibliografia

Avroux, S.; Jacob, A; Mattei, J.F. (dirs.), Encyclopédie Philosophique Universelle. Paris, P.U.F., 1-5 vol., 1990-1992.
Canto-Sperber, Monique, Dictionnaire d’éthique et de philosophie morale, Paris, P.U.F., 1996.
Etchegoyan, A., La valse des éthiques, Paris, Édition François Bourin, 1991: “Démoralisations” (13-61); “Espoirs”
(223-242).
Ferry, L., O Homem-Deus ou O sentido da vida, Lisboa, ASA, 1997 (90-100).
Hesse, J., Filosofia dos Valores, Coimbra, Almedina, 2001, 253 pp.
Lipovetsky, G., A era do vazio, Lisboa, Relógio d’Água, 1983: “Narciso ou a estratégia do vazio” (47-74).
Lipovetsky, G., O crepúsculo do dever, Lisboa, D. Quixote, 1994: “As metamorfoses da virtude” (147-178); “Uma
ética renovada” (235-276).
Renaud, Michel, “Os valores num mundo em mutação”, Brotéria, 139, 1994: 299-322.
Scheler, M., Le formalisme en éthique et l’éthique matérielle des valeurs, Paris, Éditions Gallimard, 1965.
UNESCO, Où vont les valeurs?, Paris, Éditions UNESCO/Albin Michel, 2004

Código

0200719

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 20 horas
  • Teórico-Práticas - 20 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%