Marketing Complements

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Objectives

1) Identificar as etapas do processo de gestão estratégica da marca;
2) Entender o conceito de capital da marca centrado no cliente e o posicionamento da marca;
3) Identificar as quatro etapas de construção da ressonância da marca e compreender a cadeia de valor da marca;
4) Ter a noção da importância do registo como forma legal de proteção da marca;
5) Descrever as alterações ocorridas no ambiente de marketing e no comportamento do consumidor na era digital e respetivas implicações no desenvolvimento de um programa de comunicação integrada de marketing;
6) Conhecer as principais abordagens à avaliação do capital da marca;
7) Compreender como se desenvolvem estratégias para crescimento e sustentação do capital da marca;
8) Fomentar o pensamento crítico e o debate em torno de exemplos e casos reais, desenvolvendo competências interpessoais, de comunicação, de gestão do tempo e aprendizagem colaborativa.

Program

1. Criação, Estruturação, Divulgação e Gestão de Marca
2. Desenvolvimento da Estratégia de Marca
3. Conceção e Implementação de um Programa de Marketing de Marca
4. Avaliação e Interpretação do Desempenho da Marca
5. Desenvolvimento de Estratégias para Crescimento e Sustentação do Valor da Marca

Teaching Methodologies

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão e análise crítica das temáticas abordadas e de casos práticos. Utilizam-se diapositivos e suportes audiovisuais de multimédia na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada online através da plataforma Moodle. Fomentam-se sessões de trabalho em grupo sob a orientação da docente. A avaliação contínua compreende a participação nas aulas e debates e a elaboração de um projeto/resolução de exercícios em grupo, sob a orientação da docente, com apresentação oral, bem como a realização de um teste.

Bibliography

Casos de estudo e outros recursos que serão indicados ao longo do semestre.

Bibliografia Principal:

Keller, K. L., & Swaminathan, V. (2020). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (5th ed.): Pearson.

Bibliografia Complementar:

Kapferer, J. N. (2012). The New Strategic Brand Management: Advanced Insights & Strategic Thinking (5th ed.): Kogan Page.

Minsky, L., & Geva, I. (2019). Global Brand Management: A Guide to Developing, Building and Managing an International Brand: Kogan Page.

Rosenbaum-Elliott, R., Percy, L., & Pervan, S. (2015). Strategic Brand Management (3rd ed.): Oxford University Press.

Code

0201030

ECTS Credits

7.5

Classes

  • Teóricas - 30 hours
  • Teórico-Práticas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • Frequency: 50%
  • Individual and/or Group Work: 50%