Iniciação à Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico

« Voltar

Objetivos

1. Consolidar conhecimentos sobre teorias e modelos curriculares relevantes para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando-os na compreensão de práticas observadas em escolas;

2. Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais pelos quais se orienta o currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, discutindo diferentes possibilidades de apropriação dos mesmos por parte dos professores e a sua adaptabilidade às diferenças existentes entre alunos;

3. Identificar princípios pedagógico-didáticos que norteiam a prática educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico;

4. Intervir em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, partindo da problematização de situações observadas - suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UC -, delimitando e fundamentando estratégias de intervenção;

5. Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados.

Programa

1. Teorias e modelos curriculares para o ensino básico;

2. O currículo do 1.º ciclo do ensino básico: programas, metas curriculares, referencial curricular regional;

3. Currículo, diversidade e educação inclusiva no 1.º Ciclo do Ensino Básico;

4. A planificação de atividades educativas no 1.º ciclo do ensino básico - princípios orientadores, organização, componentes fundamentais.

5. O papel do professor do ensino básico na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.

Métodos de ensino

Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de IPP da LEB”, em momentos de observação de práticas de professores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da UAç, e em aulas lecionadas no campus.

No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes podem ser estudadas no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras UCs, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas UCs mais diretamente focadas em questões de investigação.

Bibliografia

Alonso, L. e Roldão, M. C. (2006). Ser professor do 1.º Ciclo: Construindo a profissão. Coimbra: Almedina.

Alonso, L. (Coord.) et al. (2011). Referencial curricular para a educação básica na RAA. Angra do Heroísmo: DREF.

ME/DGIDC (2010). Metas curriculares do ensino básico. http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=4

Ribeiro, A., & Ribeiro, L. (1989). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Roldão, M. C. (1999). Gestão curricular: Fundamentos e práticas. Lisboa: Ministério da Educação.

Roldão, M. C. (2012). Currículo, formação e trabalho docente. In L. Santos & A. Favacho (Orgs.), Políticas e práticas curriculares: Desafios contemporâneos (pp. 65-79). Curitiva: CRV.

Sousa, F. (2010). Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto: Porto Editora.

Sousa, F , Alonso, L. e Roldão, M. C. (Orgs.) (2013). Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.

Código

0105752

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas
  • Trabalho de Campo - 15 horas

Método de Avaliação

  • Elaboração e discussão de planos de ensino : 30%
  • Intervenção educativa e reflexão : 40%
  • Relatório de observação e caracterização de ambientes educativos : 30%