Segurança

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Objetivos

1 Relacionar condições de trabalho, acidentes, doenças profissionais e legislação.

2 Conhecer tipos de radiação, o efeito na saúde e sua prevenção.

3 Controlar riscos associados a substâncias perigosas, a sua manipulação e implementar boas práticas laboratoriais.

4 Reconhecer agentes patogénicos e riscos biológicos ocupacionais, e os conceitos em Avaliação de Riscos Biológicos.

5 Identificar riscos elétricos e os efeitos da passagem da corrente elétrica no organismo humano.

6 Quantificar o ruído; promover a redução da exposição e a utilização de protetores auriculares.

7 Definir programas de prevenção/proteção considerando os riscos associados à movimentação de cargas.

8 Identificar requisitos e confirmar a certificação de uma máquina ou conjunto.

9 Reconhecer as medidas de prevenção/proteção contra riscos profissionais.

10 Identificar elementos que intervêm, fases típicas de evolução e classes de incêndios; caracterizar riscos para a saúde; identificar métodos/ agentes extintores.

Programa

1 Evolução histórica da higiene e segurança no trabalho. Legislação atual
2 Radiações não ionizantes. Radiação ionizante. Dosimetria
3 Substâncias perigosas. Sistema integrado único de registo de substâncias químicas. Riscos químicos. Prevenção/controlo da exposição
4 Agentes biológicos e patogénicos. Atividades económicas e riscos biológicos. Segurança biológica
5 Acidente Elétrico. Legislação aplicável. Medidas de Prevenção
6 Conceitos e grandezas físicas de ruído. Legislação aplicável. Efeitos e avaliação do ruído. Medidas de redução da exposição
7/8 Identificação, caracterização, avaliação, hierarquização dos riscos e proposta de medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores
9 Análise dos riscos e sua prevenção. Equipamentos de proteção coletiva e individual. Sinalização de segurança, organização do estaleiro e resposta à emergência
10 Fogo, incêndio, combustão, combustível, comburente e energia de ativação. Triângulo e tetraedro do fogo. Métodos de extinção/ agentes extintores

Métodos de ensino

Os métodos de ensino e avaliação são definidos por módulo.

1 Aulas expositivas e de discussão. Teste de escolha múltipla.

2 Aulas expositivas e de discussão. Trabalho de grupo com apoio tutorial.

3 Exposição intercalada com debate orientado em pontos-chave da matéria. Teste escrito individual com consulta.

4 Metodologia expositiva, análise e discussão de temas integradores dos conceitos teórico-práticos. Teste escrito individual.

5 Métodos expositivo e interrogativo, acompanhados pela demonstração de equipamentos de proteção elétrica. Teste individual de escolha múltipla.

6 Método expositivo e demonstração de casos práticos. Trabalho individual com apoio tutorial.

7/8 Método expositivo. Trabalho individual com apoio tutorial.

9 Método expositivo. Teste escrito individual.

10 Metodologia expositiva na apresentação dos conteúdos e utilização de laboratório móvel para experiências ligadas aos conteúdos a apresentar. Teste escrito individual.

Bibliografia

Arezes, P. (2002) Percepção do risco de exposição ocupacional ao ruído. Tese de Doutoramento, Escola de
Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães.
Armour, M.-A. (2003) Hazardous laboratory chemicals disposal guide, 3rd Ed, Lewis Publishers.
Branco, J. (2004) Requisitos Acústicos em Edifícios, Pedamb, Engenharia Ambiental, Lda.
Castro, C. F. & Abrantes, J. B. (2009) Manual de Segurança contra Incêndio em Edifícios. Escola Nacional de
Bombeiros, 2ª Ed., Sintra.
Freitas, L. C. (2008) Manual de segurança e saúde no trabalho.1ª ed. Sílabo, Lisboa, 734 pp.
Levy, B.S., Wegman, D.H., Baron, S.L. & Sokas, R.K. (Eds) (2006) Occupational and environmental health:
recognizing and preventing disease and injury, 5th Ed, Lippincott Williams and Wilkins.
Miguel, A. S. S. R. (2012) Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. 12ª ed. Porto Editora, Porto, 480 pp.
Roxo, M. M. (2009) Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e controlo de riscos. 2ª ed. Almedina, Lisboa, 216 pp.

Código

0200832

ECTS

10

Aulas

  • Teóricas - 70 horas

Método de Avaliação

  • Avaliação definida pelo docente no início da lecionação: 100%