Methods of Cientific Dissemination

« Return

Objectives

Os principais objetivos desta UC são os seguintes:

1. Compreender a importância da epistemologia nas diferentes formas atuais de comunicação científica: Princípios éticos; Trabalho intelectual: direitos de autor e de propriedade industrial.

2. Capacidade de utilização avançada de processadores de texto para estruturação de documentos complexos (e.g. relatórios, dissertações): Formatação automática de índices gerais, lista de tabelas, lista de figuras; Lista final de referências.

3. Capacidade para pesquisar e selecionar informações científicas relevantes: Gestão de bibliografia científica com “software” de bases de dados; Interação com o processador de texto.

4. Saber redigir artigos científicos e fazer revisão científica de manuscritos (“peer-review”).

5. Aperfeiçoar as competências de comunicação em apresentações (utilização de “software” e equipamento de apoio especializado): Orais; Cartaz/”poster”; e, Artigos de divulgação científica.

Program

1. Introdução à disseminação de resultados científicos:

- Importância do método científico nos documentos científicos;

- Pesquisa de informação.

2. Formas comunicação científica em de suporte escrito:

- Monografias científicas (relatórios técnicos e de licenciatura, dissertações de Mestrado e Doutoramento, livros);

- Artigos científicos (“papers” para revistas profissionais e “proceedings” de congressos).

3. Revisão de manuscritos para publicação – sistema “peer review” (diferentes tipos).

4. Formas não perenes de comunicação científica, com apoio visual:

- Apresentações orais;

- Cartazes (“posters”).

5. Formas de divulgação científica – “outreach” (livros, jornais, TV, internet - blogs), educação e sensibilização ambiental.

6. Direitos de propriedade intelectual (de autor) e industrial (patentes e marcas registadas).

7. Organização de reuniões científicas e outros eventos (e-conferências e conceito CNC).

8. Importância da ética na ciência – evitar condutas impróprias e casos de fraude.

Teaching Methodologies

The explanation of the syllabus will be made in regular classes, using visual presentations, including videos, and analyses of case studies related to these issues. Explanatory and interrogative presentations will be used to make the classes more dynamic. The support documentation will be made available through the Moodle platform. Classes will be theoretical and practical, with the practical part linked to the execution of works.

The realization of a group work (paper revision), which will be done with tutorial support during the practical sessions, as well as autonomous work of the students, will allow to deal with the difficulties related to this activity. Individual works will enhance these forms of scientific communication.

Bibliography

- Araújo, S.F., M.B. Dias & A.G. Coutinho (Eds.), 2005. Comunicar Ciência. Um Guia Prático para Investigadores.

- Ceia, C., 2018. Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. 7ª Ed. Editorial Presença, Lisboa (Barcarena). Colecção Ensinar e Aprender.

- Granado, A. & J.V. Malheiros, 2001. Como Falar com Jornalistas sem Ficar à Beira de um Ataque de Nervos. Guia para Investigadores e Profissionais de Comunicação. Gradiva – Publicações, Lda. Lisboa.

- Oliveira, L.A., 2011. Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia. Lidel – Edições técnicas, Lda. Lisboa.

- Oliveira, L.A., 2013. Ética em Investigação Científica. Guia de Boas Práticas em Estudos de Caso. LIDEL, Edições Técnicas, Lda., Lisboa.

- Pereira, A. & C. Poupa, 2018. Como Escrever Uma Tese, Monografia ou Livro Científico: Usando o Word. 7ª ed. Lisboa: Ed. Sílabo.

- Skerten, C., 2006. Advice on writing a scientific paper. ASP Conference Series, 349: 445-467.

- Smith, A.J., 1990. The task of the referee. IEEE. 7 pp.

Code

0200831

ECTS Credits

5

Classes

  • Orientação Tutorial - 7.5 hours
  • Seminário - 15 hours
  • Teóricas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • Attendance and Participation: 10%
  • Elaboration of 1 scientific dissemination article: 60%
  • Opinion scientific event: 30%