- Refletir sobre as estruturas da língua portuguesa.
- Trabalhar áreas problemáticas da língua portuguesa.
- Refletir sobre a organização do parágrafo e do texto.
- Compreender os mecanismos próprios de diferentes modelos de discurso
- Aperfeiçoar as competências de comunicação oral e escrita.
A disciplina de Bases de Análise II tem como competência prioritária a reflexão sobre os mecanismos linguísticos, conduzindo ao aperfeiçoamento de práticas de expressão escrita e oral. Deste modo, será dado destaque à análise e produção de discursos de diferentes tipologias, aplicando-se, nesse contexto, os conhecimentos sobre funcionamento da língua já adquiridos, bem como a reflexão sobre algumas das suas áreas críticas, tendo em vista um melhor domínio da língua materna.
A. Funcionamento da Língua
1. Os processos sintáticos de formação de frases complexas.
1.1. A coordenação.
1.2. A subordinação.
2. As conexões discursivas.
2.1. Conexões causais, explicativas, conclusivas, consequenciais, adversativas, concessivas e condicionais.
2.2. Os organizadores textuais.
B. A Organização Textual
1. Critérios de textualidade.
1.1. Coesão textual: frásica, interfrásica, referencial, lexical e temporo-aspetual.
1.2. Coerência textual: princípios da não contradição, da não tautologia e da relevância.
2. Do Parágrafo ao Texto (Produção e Receção).
2.1. Qualidades do parágrafo.
2.2. Formas de desenvolvimento do parágrafo.
2.3. A organização dos parágrafos no texto.
C. Áreas Problemáticas da Língua Portuguesa
1. O uso de porque e por que.
2. Preposições argumentais;
3. Constituintes pronominalizáveis com cujo;
4. Concordâncias.
5. A pontuação: o emprego da vírgula.
As aulas serão teórico-práticas. Cada unidade terá por base um ou mais textos, em função dos quais se organizará o estudo e produção de textos de tipologias diversificadas, contemplando versões orais e escritas. A componente oral estará presente nos debates sobre os conteúdos teóricos e textuais e nas apresentações orais de trabalhos resultado das pesquisas efetuadas
DICIONÁRIOS E GRAMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
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