Bases de Análise Gramatical II

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Objetivos

- Refletir sobre as estruturas da língua portuguesa.

- Trabalhar áreas problemáticas da língua portuguesa.

- Refletir sobre a organização do parágrafo e do texto.

- Compreender os mecanismos próprios de diferentes modelos de discurso

- Aperfeiçoar as competências de comunicação oral e escrita.

 

A disciplina de Bases de Análise II tem como competência prioritária a reflexão sobre os mecanismos linguísticos, conduzindo ao aperfeiçoamento de práticas de expressão escrita e oral. Deste modo, será dado destaque à análise e produção de discursos de diferentes tipologias, aplicando-se, nesse contexto, os conhecimentos sobre funcionamento da língua já adquiridos, bem como a reflexão sobre algumas das suas áreas críticas, tendo em vista um melhor domínio da língua materna.

Programa

A. Funcionamento da Língua
1. Os processos sintáticos de formação de frases complexas.
1.1. A coordenação.

1.2. A subordinação.
2. As conexões discursivas.
2.1. Conexões causais, explicativas, conclusivas, consequenciais, adversativas, concessivas e condicionais.

2.2. Os organizadores textuais.

B. A Organização Textual
1. Critérios de textualidade.
1.1. Coesão textual: frásica, interfrásica, referencial, lexical e temporo-aspetual.

1.2. Coerência textual: princípios da não contradição, da não tautologia e da relevância.

2. Do Parágrafo ao Texto (Produção e Receção).

2.1. Qualidades do parágrafo.

2.2. Formas de desenvolvimento do parágrafo.

2.3. A organização dos parágrafos no texto.

C. Áreas Problemáticas da Língua Portuguesa

1. O uso de porque e por que.

2. Preposições argumentais;

3. Constituintes pronominalizáveis com cujo;

4. Concordâncias.

5. A pontuação: o emprego da vírgula.

Métodos de ensino

As aulas serão teórico-práticas. Cada unidade terá por base um ou mais textos, em função dos quais se organizará o estudo e produção de textos de tipologias diversificadas, contemplando versões orais e escritas. A componente oral estará presente nos debates sobre os conteúdos teóricos e textuais e nas apresentações orais de trabalhos resultado das pesquisas efetuadas

Bibliografia

DICIONÁRIOS E GRAMÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
(Instrumentos de consulta)
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CASTELEIRO, J. Malaca, coord. (2001), Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Lisboa: Academia das Ciências e Editorial Verbo.
CUNHA, Celso e CINTRA, L. F. Lindley (1984), Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa.
FERNANDES, Francisco (1985 [1942]), Dicionário de Verbos e Regimes. Rio de Janeiro: Editora Globo, 34ªed.
FERREIRA, Aurélio B. H. (1986 [1975]), Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 2ª ed. revista e aumentada. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
MONTENEGRO, Helena Mateus (2001), Glossário de Termos Gramaticais. Mirandela: João Azevedo Editor.
NOGUEIRA, Rodrigo de Sá (1982 [1945]), Dicionário de Verbos Conjugados. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 7ªed.
VILELA, Mário (1995), Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Livraria Almedina.
VARIA
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ALVAREZ, Miriam (1993), Tipos de escrito II: Exposición y argumentación. Madrid: Arco Libros.
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CÂMARA, José Mattoso (1977), Manual da Expressão Oral e Escrita. Petrópolis: Vozes, 4ªed.
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Código

0105750

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Frequência 1: 45%
  • Frequência 2: 45%