Complementos de Aritmética e Geometria

« Voltar

Objetivos

1. Aprofundar o sentido do número, a compreensão dos conjuntos numéricos e das operações aritméticas;

2. Desenvolver estratégias flexíveis de cálculo mediante a aplicação de algoritmos diversificados;

3. Aprofundar o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão das propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço;

4. Realizar estimativas e medições, e relacionar diferentes unidades de medida;

5. Desenvolver a capacidade de resolver problemas, de raciocinar e de comunicar em contextos matemáticos diversos relacionados com os temas em estudo;

6. Desenvolver a capacidade de pesquisa, bem como a criatividade e a autonomia na concretização de exercícios práticos;

7. Explorar a diversidade de recursos do âmbito da aritmética e da geometria.

Programa

1. Construção de estruturas de natureza matemática

1.1. A construção do conceito de número: das atividades de natureza pré-numérica à construção do número e à aplicação de algoritmos

1.2. A construção de conceitos topológico-geométricos: a criança e o espaço – da topologia à geometria

2. Tarefas de exploração em Aritmética e Geometria

2.1. O desenvolvimento do sentido do número, a aplicação de algoritmos e os materiais manipuláveis

2.2. A utilização de softwares de geometria dinâmica no ensino-aprendizagem da Matemática

2.3. Jogos e atividades lúdicas

3. Problemas de Aritmética e Geometria em contextos diversos

Métodos de ensino

Aulas Teórico-Práticas e Sessões de Orientação Tutorial – Os temas serão discutidos e explorados detalhadamente mediante a resolução de problemas e exercícios, utilizando sempre que se justifique recursos diversos.

A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

Aharoni, R. (2008). Aritmética para pais: um livro para adultos sobre a matemática das crianças. Gradiva.

Breda, A. et al. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. ME-DGIDC.

Damas, E. et al. (2010). Alicerces da Matemática. Areal Editores.

Fayol, M. et al. (2010). Fazer contas ajuda a pensar? Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Haylock, D. (2006). Mathematics Explained for Primary Teachers. Sage Publications.

Jensen, G. (2003). Arithmetic for Teachers with Applications and Topics from Geometry. American Mathematical Society.

Long, C. & DeTemple, D. (2006). Mathematical Reasoning for Elementary Teachers. Pearson Education.

Palhares, P. (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel–Edições Técnicas.

Palhares, P., Gomes, A. & Amaral, E. (Coord.) (2011).

Código

0105749

ECTS

5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho de grupo: 20%
  • Trabalho individual: 10%