Sociologia da Cultura

« Voltar

Objetivos

Pretende-se que o(a) aluno(a) adquira um conhecimento aprofundado sobre os temas fulcrais da Sociologia da Cultura, i.e., seu objeto, teses e problemáticas, como também desenvolva a sua capacidade de reflexão crítica sobre as formas e práticas culturais características da modernidade tardia.

Programa

MÓDULO I

1. Estudo científico de cultura

1.1. Conceito

1.2. Cultura e civilização

1.3. Abordagens sociológicas sobre a cultura

MÓDULO II

2. Cultura, produção e receção cultural

2.1. Cultura de elite Vs cultura de massas

2.2. (Re)produção cultural: mass media, arte, literatura

2.3. A cultura como mercadoria

MÓDULO III

3. Cultura e Sociedade

3.1. Cultura, mudança social e globalização

3.2. Multiculturalismo: O dilema Europeu

3.3. Cosmopolitismo ou divisão étnico-racial e religioso-cultural?

3.4. Subculturas

MÓDULO IV

4. Cultura e esfera política

4.1. Cultura política

4.2. Esfera pública e práticas de cidadania

4.3. Cultura e agentes culturais

4.4. Políticas culturais em Portugal

Métodos de ensino

A lecionação consiste em aulas expositivas

São privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem:

1. Leitura de obras de apoio às aulas teóricas;

2. Discussão da matéria lecionada;

3. Discussão de debates teóricos relevantes;

4. Acompanhamento pessoal dos alunos no horário de atendimento.

Bibliografia

Crane, D., The Sociology of Culture, Basil Blackwell, Cambridge, 1994.

Crespi, F., Manual de Sociologia da Cultura. Estampa, Lisboa, 1997.

Elias, N., "Da Sociogénese dos Conceitos de «Civilização» e «Cultura»", in O Processo Civilizacional, Dom Quixote, 1º vol., Lisboa, 1989

Elliot, T.S., Notas para uma Definição de Cultura, Século XXI, Lisboa, 1996.

Goldmann, L., A Criação Cultural na Sociedade Moderna, Presença, Lisboa, 1976.

Hall, J. R. et al, Handbook of Cultural Sociology, Routledge, London, 2010.

Huntington, S. P., “The Clash of Civilizations”, in Culture and Politics, Lane Crothers and Charles Lockhart (ed.), St. Martin's, New York, 2000.

Miranda, J. A. B., Teoria da Cultura, 2º ed., Edições Século XXI, Lisboa, 2007.

Münch, R. e Neil Smelser (ed.), Theory of Culture, University of California Press, Berkeley/Los Angeles, 1992.

Santos, M. L. L. (org.), Cultura e Economia, ICS, Lisboa, 1994.

Turner, B., Teoria Social, Difel, Algés, 1996.

Código

0102012

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 40%
  • 2.ª Frequência: 40%
  • Recensão crítica sobre tema indicado pela docente/Exercício Moodle : 20%