Métodos Estatísticos em Biologia

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Objetivos

Objetivos conceptuais (OC)

1. Dominar conceitos relativos à análise exploratória de dados

2. Dominar conceitos fundamentais da teoria da amostragem e do desenho experimental

3. Dominar a mecânica dos testes de hipóteses

4. Alargar os conceitos de correlação e de regressão aos modelos lineares generalizados

5. Compreender o conceito de máxima verosimilhança

6. Dominar conceitos fundamentais em inferência bayesiana

7. Reconhecer métodos de análise multivariada

Competências Gerais (CG)

1. Trabalhar em equipa

2. Consultar bibliografia e elaborar sínteses

3. Comunicar informação técnico-científica

Específicas (CE)

1. Desenvolver o raciocínio e o pensamento estatístico

2. Sugerir tratamentos adequados aos dados em análise

3. Analisar desenhos experimentais e calcular o número de amostras

4. Aplicar e interpretar testes de hipóteses

5. Calcular correlações e modelos de regressão

6. Calcular modelos lineares generalizados

7. Calcular modelos bayesianos

8. Usar métodos de análise multivariada

Programa

1. Análise exploratória de dados

Tabelas e gráficos

Medidas de tendência central e de dispersão

Tipos de distribuição

2. Amostragem e desenho experimental

Cálculo do número mínimo de amostras para uma dada precisão

Margem de erro e margem de erro máxima

Implicações do tipo de distribuição dos organismos

Tipos de desenho experimental

Controlos de manipulações

Independência e Pseudo-replicação

3. Inferência frequencista

Intervalos de confiança

Testes paramétricos e não paramétricos

Comparação de duas ou k amostras

4. Correlação e regressão

Correlação e regressão linear simples

Estimativa e validação do modelo de regressão

Regressão múltipla

Modelos não lineares

5. Modelos lineares generalizados

Máxima verosimilhança

Função de ligação

Modelos hierárquicos

6. Inferência bayesiana

Teorema de Bayes

Modelos bayesianos

Utilização do WinBUGS

7. Análise multivariada

Análise de grupos

Análise de variância multivariada

Análise de componentes principais

Análise discriminante

Métodos de ensino

Não existe uma separação estanque entre aulas teóricas e práticas, mas sim uma sequência de apresentação de conceitos, exploração de exemplos e manipulação de dados e aplicações estatísticas, evitando a lecionação de receitas mas valorizando a aplicação concreta de ferramentas. As aulas decorrem numa sala de informática por períodos de 2,5 horas, para um número máximo de 20 participantes, divididos em grupos de até dois alunos.

Bibliografia

AAfonso A & C Nunes (2011) Estatística e probabilidades: aplicações e soluções em SPSS. Escolar Editora, Lisboa, 554 pp.

Borcard D, F Gillet & P Legendre (2011) Numerical Ecology with R. Springer, New York

Gotelli NJ & AM Ellison (2012) A primer of Ecological Statistics. Second Edition. Sinauer Associates, Inc., Sunderland

Kéry M (2010) Introduction to WinBUGS for Ecologists. A Bayesian approach to regression, ANOVA, mixed models and related analyses. Academic Press, Elsevier, Burlington

McCarthy MA (2007) Bayesian Methods for Ecology. Cambridge University Press, Cambridge

Paulino CD, A Amaral Turkman & B Murteira (2003). Estatística Bayesiana. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 446 pp.

Qian SS (2010) Environmental and ecological statistics with R. Chapman & Hall/CRC, Boca Raton

Stone JV (2013) Bayes’ Rule. A tutorial introduction to Bayesian analysis. Sebtel Press,

Zuur AF, EN Ieno & GM Smith (2007) Analysing ecological data. Springer, New York

Código

0201412

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 45 horas