Química I

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Objetivos

1. Fornecer conhecimentos sólidos sobre os conceitos e princípios químicos.

2. Desenvolver capacidades de resolução de problemas de química geral.

3. Desenvolver capacidades manipulativas associadas à realização eficaz e segura do trabalho experimental.

4. Tornar a disciplina interessante e facilmente compreendida pelos estudantes.

Programa

Teórico. LIGAÇÃO QUÍMICA. COMPLEXOS. SOLUÇÕES. Modos de se expressar a concentração. Tipos de soluções. Propriedades coligativas das soluções não eletrolíticas e eletrolíticas. CINÉTICA QUÍMICA. EQUILÍBRIO QUÍMICO HOMOGÉNEO E HETEROGÉNEO. ÁCIDO-BASE. Conceitos de ácido-base. Hidrólise salina. Soluções tampão. Indicadores. Titulações. REACÇÕES REDOX. Conceitos gerais. Acerto de equações. Potenciais redox. Equação de Nernst. TERMODINÂMICA. Leis da termodinâmica. Entalpia. Entropia. Energia livre. Laboratorial. Soluções. Titulações ácido-base. Soluções tampão. Determinação da entalpia de uma reação. Espectrofotometria. Teórico-prático. Exercícios e esclarecimento de conceitos.

Métodos de ensino

As aulas são expositivas, algumas vezes com PowerPoint ou acetatos, mas a maior parte das vezes recorrendo ao quadro, como nos processos clássicos. Tomo a liberdade de acrescentar que é o método preferido pelos meus estudantes, porque acompanham mais facilmente o raciocínio do professor.

Aulas laboratoriais: 2 horas por semana por turma. O número de turmas depende do número de alunos por curso.

Todos os alunos executam o trabalho laboratorial, isto é, não é um trabalho demonstrativo.

Bibliografia

ATKINS and BERAN, 1992-General Chemistry.2th ed Scientific American Books.New York.

BRADY, JAMES,1981-General Chemistry. Principles and Structure, 5th ed John Wiley & Sons. New York.

CHANG, R, 2005-Química. 8ªed McGraw-Hill.Lisboa

Código

0105853

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Laboratorial : 25%
  • Teórica e teórico prática: 75%