Histologia e Anatomia Vegetal

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Objetivos

São objetivos gerais desta unidade curricular a aquisição de uma linguagem e terminologia próprias que possibilitem a descrição e compreensão da estrutura microscópica dos órgãos vegetais integrando-os numa visão histofisiológica e morfofuncional, assente numa perspetiva unitária e integrada do desenvolvimento.

O aluno deverá adquirir as seguintes competências:

a) interpretar estruturas vegetais procedendo à identificação, análise e descrição dos tecidos que constituem os diferentes órgãos;

b) interpretar diversos processos anátomofisiológicos abordando-os aos níveis do organismo, órgão e tecido, relacionando-os com a função.

O aluno deverá desenvolver aptidões ligadas à auto-aprendizagem, assentes na pesquisa, seleção e organização da informação. Deverá criar o gosto pela experimentação e interpretação de dados sendo capaz de mobilizar saberes científicos fundamentais à compreensão do funcionamento das plantas como um todo. Deverá desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita.

Programa

TEÓRICA
1. Introdução. Parede primária. Modificações secundárias.
2. Tecidos vegetais: classificação, caraterização, ontogenia, ocorrência e funções.
Meristemas: apical, intercalar, lateral.
Parênquimas: clorofilino e incolor.
Colênquima: angular, anular, lacunar e tangencial.
Esclerênquima: escleritos e fibras.
Epiderme e periderme. Casca viva e ritidoma.
Xilema. Traqueídeo e elemento do vaso. Anel crescimento. Cerne e alburno.
Floema. Célula crivosa e elemento do tubo crivoso.
Tecido secretor.
3. Anatomia
Estrutura primária e secundária da raiz. Evolução vascular. Colo. Tecido condutor.
Estrutura primária e secundária do caule. Diferenciação dos tecidos.
Diversidade estrutural.
Folha Tipos estruturais.
Flor, fruto Histologia das peças florais, pericarpo, semente.
PRÁTICA. Observação, caracterização e identificação. Desenhos e esquemas:
- tecidos meristemáticos e definitivos.

- órgãos – raiz, caule e folha, em várias fases de desenvolvimento.

Métodos de ensino

As aulas teóricas procuram estimular a compreensão e a integração dos conhecimentos e a memorização a longo prazo. A participação ativa do aluno é encorajada: no sentido de perspetivar a matéria, facilitando a integração dos conhecimentos; colocando e solicitando questões aos alunos sobre a matéria em estudo e discutindo as suas respostas.

Nas aulas práticas procura-se sobretudo desenvolver a capacidade de interpretar, identificar e descrever tecidos e estruturas vegetais.

Os critérios para a avaliação são atempadamente distribuídas aos alunos permitindo uma preparação orientada. As provas incluem questões que avaliam a compreensão e a capacidade de análise e de síntese. Na avaliação da componente teórica são efetuadas duas provas (histologia + anatomia). Na componente prática vigora o regime de avaliação contínua: assiduidade, pontualidade, participação nas aulas e qualidade dos relatórios.

As componentes teórico e prática têm respetivamente ponderações de 75% e 25% na nota final.

Bibliografia

Appezzato-da-Glória, B. & Carmelo-Guerreiro, S. M. (Ed) 2006 – Anatomia Vegetal – Univ Fed. Viçosa
Beck C B, 2009 - An Introduction to Plant Structure and Development - Cambridge Univ Press
Cutler D, Stevenson D & Botha T, 2008 - Plant Anatomy: An Applied Approach - John Wiley & Sons
Dickison, W C, 2000 - Integrative Plant Anatomy - Elsevier Sc & Technology
Esau, K., 2002 - Anatomia das plantas com Semente - Edgard Blucher, S Paulo.
Fahn, A., 1990 - Plant Anatomy - Pergamon, Oxford.
Khan A, 2002 - Plant Anatomy and Physiology - Kalpaz Pub, India
Mauseth, J. D. 2008 - Plant Anatomy - Jones & Bartlett Pub.
Moreira, I., 1993 - Histologia Vegetal - Didáctica Ed, Lisboa.
Oliveira, J.N.B, 2011 - Anatomia das Plantas Superiores – Ed Autor, P Delgada.
Rudall, P, 2007 - Anatomy of Flowering Plants -Cambridge Univ Press
Schweingruber, F H , Schulze E D & Borner A 2006 - Atlas of Woody Plant Stems – Springer-Verlag.

Código

0101573

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 45 horas
  • Teóricas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%