Gastronomia

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Objetivos

  • Pretende-se numa primeira abordagem que os alunos compreendam e apliquem corretamente o conceito de gastronomia, assim como entendam a evolução da gastronomia no território português, assim como identifiquem a introdução de novos produtos ao longo da história do território e compreender o seu impacto na gastronomia portuguesa e açoriana.
  • Ao longo da presente disciplina é dada a oportunidade aos alunos de se familiarizarem com os conceitos de produto tradicional e gastronomia tradicional e sensibilizá-los para a sua importância económica social e cultural. Os alunos deverão compreender os conceitos, identificar alguns produtos e estar familiarizados com os conceitos de Indicação Geográfica Protegida e Denominação de Origem Protegida e processos de proteção, assim como os produtos açorianos com nome protegido.
  • Os alunos devem ser capazes de compreender a relação entre gastronomia e turismo, a importância e o papel da gastronomia no contexto das novas motivações turísticas, assim como entender o perfil do turista gastronómico. Identificar a importância económica, social e cultural das rotas gastronómicas e relacionar a valorização da gastronomia com as políticas de desenvolvimento regional.
  • Finalmente, esta disciplina tem por objetivo colocar os alunos perante situações reais devendo estes dominar os métodos de planeamento e produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, companhias aéreas e até hospitais.

Programa

1. Gastronomia
1.1. Conceito
1.2. Evolução histórica
1.3. Alimentação Mediterrânea
1.4. Gastronomia Portuguesa, suas características, evolução e preservação.
2. Produtos Tradicionais Portugueses
2.1. Conceito, identificação e qualificação.
2.2. Produtos Certificados (DOP, IGP e ETG)
2.3. Gastronomia e os Produtos Tradicionais Portugueses
2.4. Gastronomia e os Produtos Tradicionais Açorianos
3. Gastronomia e Cultura
3.1 Gastronomia, Turismo e Turismo Cultural;
3.2 Motivações Gastronómicas;
3.3 Perfil do turista gastronómico;
3.4 Turismo e Gastronomia em Portugal – Estratégia.
4. Elaboração de Cartas e Ementas.
5. Etiqueta, Cerimonial e Protocolo

Métodos de ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

• Guia dos Produtos de Qualidade, Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, 2007
• Valagão, M. M., Tradição e Inovação Alimentar. Ed. Colibri / INIAP, 2006
• Modesto, M.L.; Praça, A.; Calvet, N., Festas e Comeres do Povo Português, Verbo, 1999
• Quitério, J., Livro de Bem Comer – Crónicas de Gastronomia Portuguesa, Assírio & Alvim, 1987
• Martins, U.M.O., "A Gastronomia Portuguesa no Brasil – um roteiro de Turismo Cultural", Aveiro: Universidade de Aveiro, dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial., ed. policopiada., 2009
• Oliveira, S.P.R., "A importância da Gastronomia na deslocação de Visitantes – estudo de caso: Mealhada", Aveiro: Universidade de Aveiro, dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial., ed. policopiada., 2008
• Saramago, A., "Para Uma História da Alimentação no Alentejo", Lisboa: Editora Assírio & Alvim., 1997

Código

0000355

ECTS

6

Aulas

  • Aplicação - 55 horas
  • Práticas e Laboratórios - 55 horas
  • Teóricas - 22 horas