Produção de Ruminantes

« Voltar

Objetivos

Enquadrar a produção ovina, caprina e bovina (carne e leite) no contexto da Produção Animal. Obter uma perspetiva geral dos sistemas de produção, da distribuição dos efetivos, da produção e da comercialização de produtos com origem nos pequenos e grandes ruminantes a nível global, da EU, de Portugal e da Região Açores. Conhecer o papel das espécies ovina e caprina na agricultura tradicional e moderna. Conhecer e aprofundar os fatores que mais diretamente afetam a exploração dos ruminantes e dos seus produtos (carne, leite, lã, peles e outros). Dominar as técnicas de exploração destas espécies. Conhecer as técnicas de produção de carne de bovino a partir de rebanhos leiteiros, de vacas aleitantes e de animais de aptidão múltipla. Pretende-se que no final da disciplina o aluno seja possuidor das ferramentas intelectuais necessárias para as tomadas de decisão diárias inerentes a uma exploração pecuária de ruminantes bem como para muitas das atividades a montante e jusante da exploração.

Programa

Enquadramento da exploração dos ruminantes no contexto da produção animal. Sistemas de exploração ovina, caprina e bovina de carne e leite. Panorâmica da ovinicultura, caprinicultura e bovinicultura a nível mundial e da UE; efetivos, produções, comercialização e consumo. Origem, domesticação e classificação zoológica da espécie ovina, bovina e caprina. Estudo das raças de ruminantes. Alimentação dos pequenos ruminantes e dos bovinos para carne e leite. Alimentação da vaca leiteira em sistemas de pastoreio. Produção de leite e carne em pequenos ruminantes e em bovinos. Sistemas de ordenha. Estudo das lãs. Sistemas de exploração que servem de base à produção de carne de bovino; vacas aleitantes, rebanhos leiteiros e rebanhos de aptidão múltipla. Estudo do crescimento e desenvolvimento. Fatores de crescimento. Avaliação morfológica de um animal de vocação de leite e de carne. Estudo e classificação das carcaças. Fatores que afetam a ingestão, produção e qualidade do leite de vaca.

Métodos de ensino

O contacto formal dos alunos com os docentes tem uma duração de 116 horas repartidas por 75h de carácter teórico com formação em sala e 41h de carácter prático em contacto direto com explorações agrícolas. Para além disso, as condições específicas de proximidade natural entre docentes e alunos do DCA, favorece contactos informais focados nos conteúdos da disciplina. Nas aulas teóricas são expostos os conceitos com recurso a técnicas informáticas apropriadas (projeção em PowerPoint, pesquisa na Internet) e a outros instrumentos auxiliares como catálogos (ex. no estudo das raças). Nas aulas teóricas é privilegiada a discussão dos diversos temas apresentados (até porque muitos alunos têm origem no meio rural e estão inseridos em ambientes familiares de agricultores) e nas aulas práticas os alunos são chamados a executar as tarefas sob o lema “aprende-se a fazer, fazendo).

Bibliografia

DGP (1987). Recursos Genéticos, Raças Autoctones, Espécies Ovina e Caprina. Lisboa.

Fell, H (1988). Intensive Sheep Management. Farming Press Books. Ipswich. UK.

Gall, C e outros (1981). Goat Production. Academic Press, Londres.

INRA (1986). Production de viande bovine. ISBN 2853407136.

Ensminger, ME and Perry RC (1997). Beef cattle science. Interstate Publishers, Inc. ISBN 0813430062.

CAB International. (1997). Growth of Farm Animals. ISBN 0851991432

World Animal Science. Elsevier (1992). Beef cattle production. ISBN 0444889841.

Wolter, R 1988. Alimentation de la Vache Laitière. 2ª Ed. Editions France Agricole.

Código

0105843

ECTS

12

Aulas

  • Teóricas - 60 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas