Tópicos do Turismo Internacional

« Voltar

Objetivos

1. Que os alunos ao concluírem, com sucesso, esta disciplina, tenham adquirido conhecimentos no domínio das mega tendências do turismo internacional, divididas em três grandes blocos, nomeadamente: o bloco das tendências históricas do turismo internacional; o bloco das tendências nos principais mercados emissores de turismo para a Região Autónoma dos Açores; o bloco das tendências no sector dos transportes aéreos; o bloco das Inovações Tecnológicas face às Novas Tendências do Turismo Internacional.

2. Fornecer aos estudantes conhecimentos, qualificações, valores e pensamento estratégico, essenciais para exercerem cargos de liderança nas profissões ligadas ao sector do turismo, na Região Autónoma dos Açores, no país e no mundo.

Programa

As tendências históricas do turismo internacional; Caracterização dos principais destinos turísticos, com ênfase no desempenho dos principais indicadores do turismo mundial; Os efeitos da crise económica mundial sobre o turismo e as políticas anticrise dos destinos turísticos;

As tendências nos principais mercados emissores de turismo para os Açores; O papel do turismo no desenvolvimento dos destinos turísticos: Avaliação teórica e empírica do contributo do turismo para o desenvolvimento e crescimento económico em vários destinos turísticos e sua sustentabilidade;

As tendências no sector dos transportes aéreos; As políticas de transporte aéreo na Região Autónoma dos Açores e as suas implicações no desenvolvimento do turismo;

Inovações Tecnológicas face às Novas Tendências do Turismo Internacional; a problemática do desenvolvimento dos destinos insulares emergentes e periféricos: difusão das inovações tecnológicas através das regiões turísticas;

As tendências na oferta turística.

Métodos de ensino

Exposição nas aulas dos conteúdos teóricos constantes do programa, estabelecendo as ligações quer no início de cada aula com a aula anterior, quer no final de cada aula, com a aula seguinte.

Bibliografia

A bibliografia para esta disciplina integra os textos selecionados pelo docente e distribuídos nas aulas e os artigos
publicados em revistas científicas da especialidade, tais como: Tourism Economics, Annals of Tourism Research,
Tourism Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Leisure Studies, Journal of
Tourism and Sustainability entre outras.

Código

0201349

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 50%
  • 2ª Frequência: 50%