Human Cognition

« Return

Objectives

1. Identificar os principais paradigmas da investigação e intervenção do domínio da cognição humana;

2. Analisar e discutir a investigação do domínio dos processos cognitivos elementares e elaborados bem

como dos programas de intervenção na área da cognição humana;

3. Executar alguns procedimentos de investigação simples no âmbito de temáticas inerentes ao estudo

da cognição humana ou conceber e implementar ações do domínio da promoção cognitiva;

4. Adquirir competências adequadas à realização de pesquisas eletrónicas, online.

5. Recolher e analisar dados de investigação.

6. Efetuar levamentos de necessidades para a conceção de programas de intervenção;

7. Aprender a redigir relatórios de natureza científica;

8. Construir e interpretar tabelas, quadros gráficos e figuras, tendo em vista a sistematização de dados no

âmbito da investigação científica;

9. Adquirir competências de produção e de divulgação de informação científica.

Program

- Introdução à cognição humana e à Psicofísica

- Visão: Processos básicos. Reconhecimento de objetos e faces

- Visão: Perceção, movimento e ação; Atenção e desempenho

- Audição: O sistema auditivo; Funções e fenómenos auditivos fundamentais

- Audição: Localização auditiva e organização

- Outros sentidos: sentidos químicos, sentidos cutâneos

- Memória: Aprendizagem, memória e esquecimento

- Memória: Memória no quotidiano

- Linguagem: Perceção da leitura e da fala

- Linguagem: Produção da linguagem

- Cognição e Emoção

Teaching Methodologies

Algumas aulas são predominantemente expositivas, auxiliadas por métodos de exposição como diapositivos e outros meios audiovisuais. Outras aulas são centradas no aluno, recorrendo-se a uma abordagem pedagógica do tipo "Flipped classroom". Aqui, os alunos têm o papel central. Eles fazem exploração autónoma de conteúdos e nas aulas partilham aprendizagens e consolidam conhecimentos através de atividades estruturadas. As aulas teórico-práticas consistem em trabalhos onde os alunos trabalham em grupo e implementam conceitos e metodologias da psicologia experimental.

Bibliography

M. W. Eysenk and M. T. Keane (2010) Cognitive Psychology: A student's handbook (6th Ed.). N. Y.:

Psychology Press

M. W. Eysenk and M. T. Keane (2017) Manual de Psicologia Cognitiva (7ª Ed.) Brasil: Artmed

R. J. Sternberg (2008) Psicologia Cognitiva (4ª Ed.) Brasil: Artmed

E. B. Goldstein (2014) Sensation and Perception (9th Ed.) Cenage Learning

R. S. Schiffman (2005) Sensação e Percepção (5a Ed.) LTC

Code

0105686

ECTS Credits

6

Classes

  • Teóricas - 30 hours
  • Teórico-Práticas - 30 hours

Evaluation Methodology

  • Inquéritos (9) : 65%
  • Testes (8) : 35%