1. Identificar os principais paradigmas da investigação e intervenção do domínio da cognição humana;
2. Analisar e discutir a investigação do domínio dos processos cognitivos elementares e elaborados bem
como dos programas de intervenção na área da cognição humana;
3. Executar alguns procedimentos de investigação simples no âmbito de temáticas inerentes ao estudo
da cognição humana ou conceber e implementar ações do domínio da promoção cognitiva;
4. Adquirir competências adequadas à realização de pesquisas eletrónicas, online.
5. Recolher e analisar dados de investigação.
6. Efetuar levamentos de necessidades para a conceção de programas de intervenção;
7. Aprender a redigir relatórios de natureza científica;
8. Construir e interpretar tabelas, quadros gráficos e figuras, tendo em vista a sistematização de dados no
âmbito da investigação científica;
9. Adquirir competências de produção e de divulgação de informação científica.
- Introdução à cognição humana e à Psicofísica
- Visão: Processos básicos. Reconhecimento de objetos e faces
- Visão: Perceção, movimento e ação; Atenção e desempenho
- Audição: O sistema auditivo; Funções e fenómenos auditivos fundamentais
- Audição: Localização auditiva e organização
- Outros sentidos: sentidos químicos, sentidos cutâneos
- Memória: Aprendizagem, memória e esquecimento
- Memória: Memória no quotidiano
- Linguagem: Perceção da leitura e da fala
- Linguagem: Produção da linguagem
- Cognição e Emoção
Algumas aulas são predominantemente expositivas, auxiliadas por métodos de exposição como diapositivos e outros meios audiovisuais. Outras aulas são centradas no aluno, recorrendo-se a uma abordagem pedagógica do tipo "Flipped classroom". Aqui, os alunos têm o papel central. Eles fazem exploração autónoma de conteúdos e nas aulas partilham aprendizagens e consolidam conhecimentos através de atividades estruturadas. As aulas teórico-práticas consistem em trabalhos onde os alunos trabalham em grupo e implementam conceitos e metodologias da psicologia experimental.
M. W. Eysenk and M. T. Keane (2010) Cognitive Psychology: A student's handbook (6th Ed.). N. Y.:
Psychology Press
M. W. Eysenk and M. T. Keane (2017) Manual de Psicologia Cognitiva (7ª Ed.) Brasil: Artmed
R. J. Sternberg (2008) Psicologia Cognitiva (4ª Ed.) Brasil: Artmed
E. B. Goldstein (2014) Sensation and Perception (9th Ed.) Cenage Learning
R. S. Schiffman (2005) Sensação e Percepção (5a Ed.) LTC
0105686
6