Psicogerontologia

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Objetivos

1º Aprofundar a velhice como um período do desenvolvimento humano, com características multidimensionais específicas, de modo a desconstruir estereótipos;

2º Compreender as bases fisiológicas do processo do envelhecimento, as teorias explicativas e os tipos de envelhecimento;

3º Refletir sobre os contextos onde se inserem pessoas adultas em idade avançada e deduzir implicações para uma intervenção fundamentada e personalizada;

4º Perspetivar a compreensão positiva do envelhecimento, aprofundando aspetos como sabedoria, espiritualidade, resiliência, auto-estima, bem-estar psicológico, etc.;

5º Diferenciar a sintomatologia e o diagnóstico diferencial entre o défice cognitivo leve, as demências e outras doenças associadas à velhice; deduzir potencialidades, limitações e implicações na qualidade de vida da pessoa, dos seus cuidadores e dos seus familiares;

6º Delinear projetos e atividades de estimulação sociocognitiva, para uma otimização do envelhecimento ativo e da qualidade de vida.

Programa

1. Envelhecimento humano
- Políticas internacionais e nacionais sobre envelhecimento
- Aspetos demográficos e suas implicações políticas, económicas, sociais e psicológicas

- Modelos, fatores e teorias explicativas do envelhecimento
- Tipos de envelhecimento
2. A velhice, enquanto período do desenvolvimento do ciclo vital
- Desconstrução de estereótipos associados à idade
- Envelhecimento ativo e suas implicações sociocomunitárias
- Mudanças e tarefas desenvolvimentistas
3. Envelhecimento positivo
- Saúde e variáveis psicológicas positivas
- Instituições: relações e dinâmicas de funcionamento e suas implicações na vida das pessoas idosas
- Relações intergeracionais e património humano intergeracional
4. Aspetos neuropsicológicos
- Défice cognitivo leve, demências e outras doenças associadas à velhice: sintomatologia, diagnóstico diferencial, abordagens, instrumentos e avaliação
5. Intervenção psicogerotológica: natureza, tipos e aspetos éticos

Métodos de ensino

Metodologia interativa, associada à análise e discussão dos temas abordados. Sobre cada um dos tópicos do programa serão fornecidos os materiais e bibliografia específicos a cada um dos temas. Os mestrandos são incentivados a participar nas aulas, expondo as suas dúvidas e discutindo entre si (e com o docente), fazendo-se apelo às estratégias metacognitivas e à meta-reflexão. A avaliação contempla: i) um trabalho de investigação, num tema a selecionar de entre os propostos pelos docentes, com apresentação oral e discussão, para além da componente escrita; ii) um estudo de caso individual com uma componente de conceção de intervenção, devidamente fundamentada, com apresentação e discussão em espaço de sala de aula.

Bibliografia

Barros de Oliveira, J. H. (2010). Psic. do envelhecimento e do idoso. Porto: Livpsic
Côrte, B., Goldfarb, D. , & Lopes, R. (2009). Psicogerontologia. Curitiba: Juruá Ed.
Freitas, E. V. de, & Py, L. (Ed.) (2011), Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan Lda.
Medeiros, T., Ribeiro, C., Miúdo, B., & Fialho, A. (Coords.) (2014). Envelhecer e Conviver. P. D.: Letras Lavadas
Pereira, F. (2012). Teoria e prática da gerontol. Braga: PsicoSoma
Morais, O. M. (2009). Grupos de idosos: Actuação da psicogeront. no enfoque preventivo. Psicologia, Ciência e Profissão, 29, 846-855
Peña-Casanova, J. (2007). Neurología de la conducta y neuropsicologia. Madrid: Ed Médica Panamericana
Ribeiro, C. (2014). As Bases Biológicas do Envelhecimento Humano. In T. Medeiros et al., Envelhecer e conviver, P. D.: Letras Lavadas Edições
Silva, A., & Ribeiro, C. (2015). A Doença de Alzheimer: Uma abordagem molecular e fisiopatológica. In Repensar a pessoa idosa no séc. XXI (no prelo)

Código

0201482

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%