Fisiopatologia

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Objetivos

• Explicar os processos fisiopatológicos dos diferentes agentes de doença: agentes mecânicos, termorregulação, radiações/eletricidade, agentes químicos, agentes vivos, alergénios ambientais
• Saber os principais mecanismos de resposta do hospedeiro à agressão: inflamação, febre, edema, alterações hidroeletrolíticas, dor, stress, cancro. Revelar capacidade de identificar os diferentes parâmetros etiopatogénicos. Avaliar parâmetros laboratoriais da resposta inflamatória.
• Saber a fisiopatologia dos sistemas/órgãos e do envelhecimento: descrever os mecanismos fisiopatológicos da patologia cardiovascular; saber os principais mecanismos etiopatogénicos das anemias e a importância da hemóstase; explicar a fisiopatologia da patologia respiratória, patologia urinária/renal, maldigestão/malabsorção, insuficiência hepática, sistema endócrino. Saber avaliar as perturbações da nutrição. Explicar porquê e como se envelhece e identificar os processos fisiopatológicos do envelhecimento.

Programa

Doença e suas causas
•Fisiopatologia dos agentes mecânicos, regulação térmica, radiação/eletricidade, ag químicos e vivos, alergénios
Mecanismos fisiopatológicos de resposta do hospedeiro à agressão:
•Inflamação
•Síndrome febril
•Edema
•Alterações hidroeletrolíticas
•Dor
•Stress
•Fisiopatologia oncológica
Fisiopatologia dos sistemas/órgãos e maturação:
•Aparelho cardiovascular:isquemia, enfarte, trombose, embolia.Choque, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial
•Sistema hematopoiético:anemia, modulação da hemostase
•Aparelho respiratório:insuficiência respiratória:patologia obstrutiva brônquica/intersticial pulmonar
•Aparelhos urinário/renal:insuficiência renal, cólica renal, obstrução excretor/escroto agudo, infeções urinárias, próstata
•Aparelho digestivo:maldigestão/malabsorção, íleos, insuficiência hepática
•Sistema endócrino:hipófise, tiróide, paratiróides,supra-renais e pâncreas
•Nutrição:obesidade,desnutrição,dislipidemias,gota,avitaminoses
•Envelhecimento

Métodos de ensino

Aulas teóricas:
• Aferição prévia do nível de conhecimentos dos alunos.
• Formulação dos objetivos.
• Utilização de handouts.
• Estruturação da aula a partir da análise de um problema.
• Colocação de questões que promovam o raciocínio.
• Discussão em grupo (buzz-groups).
• Discussão que permita uma aferição pós-exposição.
• Exposição complementada por breve síntese final (sumário).


Aulas Teórico-Práticas:
• Análise de documentos.
• Apresentação pelos alunos.
• Aprendizagem experiencial (interrogatório; reflexão)
• Mapas conceptuais
Seminários de integração Fisiopatologia/Farmacologia


Avaliação:
Exame:70%
Mini Testes:20%
Outra:10% - Avaliação contínua (Presença e avaliação dos seminários[1v]; Análise de artigos científicos
[0.60v]; Assiduidade às aulas práticas [0.40])

Bibliografia

Mota-Pinto, A. Fisiopatologia – Fundamentos e Aplicações. 1. ed. Lisboa: Lidel, Edições Técnicas, 2007. v. 1. 546 p. Copyright © Outubro de 2007/Reimpressão – Janeiro de 2009/ 2ª edição revista em 2013

Código

0105893

ECTS

5

Aulas

  • Seminário - 8 horas
  • Teóricas - 24 horas
  • Teórico-Práticas - 32 horas

Método de Avaliação

  • Continuous assessment (Presença e avaliação dos seminários[1v]; Análise de artigos científicos [0.60v]; Assiduidade às aulas práticas [0.40]): 10%
  • Exame: 70%
  • Mini Testes: 20%