Relatório de Estágio

« Voltar

Objetivos

1. Desenvolver e apresentar um nível de pesquisa avançado sobre um tema de gestão do turismo;
2. Integrar e aplicar alguns dos conceitos e competências obtidas nas unidades curriculares do curso;
3. Desenvolver o relatório de estágio de uma forma coesa, apropriada e original;
4. Demostrar um conhecimento crítico profundo da área;
5. Avaliar e aplicar técnicas estabelecidas de investigação à área de interesse e desenvolver capacidades intelectuais para ser crítico numa perspetiva teórica e prática;
6. Realizar uma revisão da literatura abrangente;
7. Demonstrar capacidade de aprendizagem autónoma e capacidade de comunicação escrita.

Programa

Desenvolver de uma forma coesa e apropriada um estágio sobre um tema de gestão do turismo, sob a supervisão de um a três orientadores.

Métodos de ensino

As metodologias adotadas privilegiarão o processo dialogado, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. O regime de orientação tutorial, o qual prima por uma metodologia de ensino personalizada, será implantado no sentido de suportar o desenvolvimento de um trabalho de investigação autónomo sobre um tema da gestão do turismo. Os orientadores serão responsáveis pela supervisão académica e científica, disponibilizando suporte desde a elaboração do plano de trabalho à análise final do trabalho escrito. O estudante será apoiado por um a três orientadores especialistas na área e o trabalho final deverá trazer contribuições para a teoria e/ou prática da gestão do turismo.

A proposta do plano de trabalho é submetida ao Conselho Científico da FEG, para aprovação. Após a aprovação, é efetuado o registo do tema do trabalho final de acordo com o Regulamento Geral dos Mestrados da Universidade dos Açores. O relatório de estágio é desenvolvido com o apoio de um a três orientadores, especialistas na área de investigação. O trabalho final é submetido a avaliação em provas públicas por um júri constituído por três a cinco membros, tal como estipulado pelo referido Regulamento Geral dos Mestrados.

Bibliografia

- Baggio, R., & Klobas, J. (2017). Quantitative Methods in Tourism: A Handbook. Channel View Publications.
- Coles, T.E., Duval, D.T., & Shaw, G. (2013). A Student's Guide to Writing Dissertations and Theses in Tourism Studies and Related Disciplines. Routledge.
- Phillimore, J., & Goodson, L. (2004). Qualitative Research in Tourism. Ontologies, Epistemologies and Methodologies. Routledge.

Código

02017274

ECTS

60

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 1504 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%