Técnicas de Monitorização Biológicas

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Objetivos

1) Rever e aperfeiçoar o entendimento de conceitos biológicos básicos, tais como ambiente, biodiversidade, ecossistema, serviços dos ecossistemas; espécies nativas, endémicas, exóticas, invasoras;

2) Discutir a importância da diversidade de organismos nos processos existentes no planeta Terra;

3) Fazer uma breve introdução aos grupos de artrópodes e  briófitos, como um dos elementos mais ricos da biodiversidade dos Açores;

4) Alertar para a importância ecológica dos artrópodes e briófitos;

5) Treinar competências de monitorização ambiental utilizando artrópodes e briófitos; Monitorização de plantas vasculares terrestres Metodologias de amostragem de comunidades vegetais terrestre Metodologias para a elaboração de planos de monitorização

Programa

1) Ambientes inter-mareais como locais indicadores de biodiversidade; métodos de avaliação de diversidade nestes ambientes;

2) Biomonitorização com Líquenes das condições atmosféricas sob efeito de uma unidade industrial.

3) Monitorização de plantas vasculares terrestres. O papel das plantas vasculares terrestres na monitorização das mudanças climáticas globais.

4) Importância ecológica de briófitos, como indicadores de riqueza e biodiversidade; Métodos expeditos para inferir a riqueza de espécies de briófitos; Briófitos como bioindicadores e biomonitores de qualidade ambiental

5) Os artrópodes como indicadores de biodiversidade; métodos de Estimação Rápida da Biodiversidade sem recurso a conhecimento taxonómico detalhado, ou seja, identificando os exemplares à Morfoespécie (Rapid Biodiversity Assessment)

Métodos de ensino

Os métodos de ensino consistem numa série de sessões teóricas de cerca de 20% do tempo de cada um dos docentes seguida de acompanhamento dos alunos a projectos em curso bem como de trabalhos de campo envolvendo tarefas de recolha de dados e prática de metodologias de campo aplicadas a diferentes ecossistemas e taxa. Os alunos são estimulados a dialogar individualmente ou em grupos de dois com os docentes por forma a se criar uma rotina de aprendizagem contínua e permanente esclarecimento de inevitáveis e espectáveis dúvidas.

Bibliografia

Borges P.A.V. & Gabriel, R.G. (2009). Estimar extinções em ilhas oceânicas: artrópodes e briófitos. Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, 80 pp.

Gabriel, R. & Bates, J. W. (2005). Bryophyte community composition and habitat specificity in  the natural forests of Terceira, Azores. Plant Ecology, 177: 125-144

Gaston, K. J. (2000). Global patterns in biodiversity. Nature, 405: 220-227.

Horn, M.H.; Martin, K.L.M. & Chotkowski, M.A. (editors) (1999). Intertidal Fishes ? Life in two Worlds. Academic Press, San Diego.

Magurran, A.E. (1988). Ecological Diversity and Its Measurement. Croom Helm, London.

Mann, K.H. & Lazier, J.R.N. (1991). Dynamics of Marine Ecosystems: Biological-Physical Interactions in the Oceans. Blackwell Scientific Publications Inc. 466pp.

Código

0105782

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Elaboração de 4 trabalhos monográficos (um por cada módulo).: 100%